Cidade Destaques Últimas Notícias

Cram realiza 711 atendimentos em 2019

O crescimento no número de mulheres que buscam por atendimento no Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) tem sido expressivo nos últimos três anos. De janeiro a dezembro de 2019 foram 711 assistências prestadas às mulheres, um crescimento de 11,5% em relação à 2018, quando foram realizados 638 atendimentos. Já os atendimentos de 2018 cresceram 45,85 % se comparados a 2017.

O órgão, que é subordinado ao Gabinete da Cidadania, oferece orientação jurídica, acompanhamento social e psicológico e trabalha em parceria com as delegacias de Petrópolis para atender à mulher em situação de violência – seja ela moral, verbal, patrimonial, física ou sexual. Os dados coletados pela equipe do CRAM mostram que o aumento das denúncias se deve a coragem das vítimas e a confiança na rede de apoio que incentiva a busca pela ajuda, com ações como o projeto Mulher 365, que realizou palestras, panfletagem, ações de conscientização em praças públicas, escolas, Guarda Civil, Corpo de Bombeiros, entre outras instituições. Todas as ações com a finalidade de mudar o comportamento de violência contra a mulher.

“A nossa gestão humanizou o atendimento e o acolhimento às usuárias, e o resultado é perceptível no número de mulheres que retornam ao Centro de Referência. Oferecemos todo apoio para essas vítimas e durante todo o ano fizemos muitas ações de conscientização por toda cidade, inclusive realizando o Projeto 365, onde fomos em escolas da rede para orientar também os jovens sobre a violência contra a mulher”, destacou a coordenadora do Cram, Cleo de Marco.

Em 2019, setembro foi o mês que o órgão realizou o maior número de atendimentos, foram 81 casos, sendo 37 iniciais (primeiro atendimento) e 44 retornos. A prefeitura disponibiliza além do CRAM, equipamentos que auxiliam esta vítima no enfrentamento da violência doméstica. Petrópolis já possui a sala Violeta, no fórum em Itaipava, onde questões voltadas para a vítima de violência doméstica são resolvidas de forma mais rápida. E a sala Lilás, onde as vítimas serão atendidas em um local exclusivo, para que a mesma seja preservada do agressor em um momento tão delicado. O local já está em fase de acabamento e será inaugurada no primeiro semestre de 2020.

“Todo sucesso do nosso trabalho se dá à dedicação da nossa equipe. Juntas, cada uma no seu setor, acolhemos a vítima que chega fragilizada. Sem falar na parceria do CRAM com as secretárias de Educação, Saúde e Assistência Social, além das delegacias 105ª e 106ª, IML, 26° BPM e 15° cbmerj”, disse Cleo de Marco.

Petrópolis também conta com o Ônibus Lilás, um veículo totalmente adaptado para oferecer todo o suporte de atendimento às vítimas de violência doméstica, que não podem ir até a sede, principalmente mulheres das áreas rurais. “As mulheres vítimas de violência doméstica podem recorrer a uma ampla rede de atendimento. Petrópolis possui vários equipamentos que auxiliam esta vítima, que precisa ser acolhida de forma correta em um momento tão delicado”, frisou a coordenadora do Gabinete da Cidadania, Anna Maria Rattes.

As vítimas que buscam pelo CRAM podem contar com um atendimento na sede do órgão, todas as quartas-feiras, das 14h às 16h, com a psicóloga Dra. Liane Diehl, que ministra um Grupo de Apoio Terapêutico (GATE), onde as mulheres são ouvidas, respeitadas e contam umas com o apoio das outras e da equipe órgão.

Related posts

Vereador indica projeto de reformulação da procuradoria

admin

PF cumpre mandados de prisão contra esquema ilegal de câmbio no Rio

admin

Plataformas digitais têm condições de trabalho injustas, diz estudo

admin

Deixe um comentário