Cidade Destaques Últimas Notícias

Títulos de “capital” podem impulsionar ainda mais o turismo na Serra Verde Imperial

O encontro de negócios e turismo da Serra Verde Imperial, realizado nesta terça-feira (24) na Granja Brasil, em Itaipava, reuniu mais de 250 participantes para discutir estratégias que capitalizem os títulos turísticos de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Guapimirim. A meta central do evento foi fortalecer a marca de cada cidade como “capital” de suas respectivas especialidades, impulsionando o turismo regional e atraindo mais visitantes para a área, que já recebe até quatro milhões de turistas anualmente. O evento culminou com uma rodada de negócios realizada pelo Sebrae-RJcom 112 empresas e agentes de turismo se apresentando entre si, criando networking e oportunidade de negócios.

Samir el Ghaoui, presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, anfitrião do evento, destacou a importância da união entre as cidades para promover a região: “Este é um momento para somarmos forças e potencializar a Serra Verde Imperial, considerando o turismo um influenciador direto de 52 atividades econômicas”, destacou.

Henrique Silva, subsecretário de Turismo de Teresópolis,  “Capital Nacional do Montanhismo e Capital Estadual do Lúpulo, reforçou o compromisso de sua cidade com o desenvolvimento turístico sustentável e a importância da cooperação entre as cidades serranas para atrair mais visitantes. “Estamos trabalhando para potencializar nossas atrações naturais e culturais”, afirmou.

Na mesma linha, Edson Almeida Biá, presidente do Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau, enfatizou a força do turismo não apenas no inverno, mas ao longo de todo o ano, a capacidade de Nova Friburgo em atrair visitantes em busca de seu clima especial e das belezas naturais e a produção de lingerie. “Ser Capital Nacional da Moda Íntima é um orgulho, mas a cidade vislumbra mais e mais potenciais”, indicou.

Por sua vez, Georgia Ferraz, presidente do Guapimirim Convention & Visitors Bureau, destacou o papel de Guapimirim como refúgio para o ecoturismo. “Temos o privilégio de contar com áreas de proteção ambiental que são um verdadeiro tesouro para o turismo sustentável e a cada ano mais e mais pessoas ‘descobrem’ esse paraíso que é Guapi”, frisou.

Serra Verde se destaca entre as cidades fluminenses e é exponencial para o Brasil

Entre os participantes das rodas de conversa, o público ouviu a experiência de nomes como o maestro dos Canarinhos, Marco Aurélio Lischt, sobre o título de “Capital Estadual do Canto Coral”; o presidente da Associação Petropolitana de Profissionais de Eventos, Rodrigo Paiva, que destacou Petrópolis como “Capital Estadual do Casamento” para o fortalecimento do turismo local; Denise Fiorini, presidente da Associação da Rua Teresa, trazendo uma visão sobre o papel do comércio de moda na atração de visitantes; Paulo Aguinaga, pioneiro no plantio orgânico no Brejal, que compartilhou sua experiência no turismo rural sustentável. Também foi frisado o título mais recente de Capital Estadual das Unidades de Conservação.

Também foram destaques nos painéis de discussões, as falas de  Ana Cláudia Pampillón, coordenadora da Rota Cervejeira RJ, ressaltando o potencial do turismo cervejeiro na região; Julianna Rocha, especialista em turismo rural, que enfatizou as oportunidades de desenvolvimento do setor em áreas mais afastadas em Teresópolis, cidade em que é vice-presidente do Convention Bureau e Georgia Ferraz, presidente do Guapimirim Convention & Visitors Bureau, que discutiu o papel do ecoturismo como motor para a economia local.

O diretor da TurisRio, Pablo Kling, representou o secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, ressaltando a visão da pasta para as cidades fluminenses. “É um olhar voltado para o interior do Estado que tem um enorme potencial como o próprio evento aqui deixa evidente. Feito por empresários, o turismo quando apoiado pelo poder público fica gigante em visibilidade e economia”.

Para o presidente da Federação dos Conventions Bureaux do Estado, Guilherme Abreu, a sinergia entre os destinos turísticos é o caminho para potencializar o setor. “Excepcional o modelo que está sendo proposto de colaboração e integração. Vai ao encontro das diretrizes do turismo e o que a Federação almeja em termos de exponenciar as regiões, um formato que deve ser inspirador a outras cidades”, afirma.

O evento foi prestigiado pela secretária de Turismo de Petrópolis, Silvia Guédon; pelos secretários de Turismo e Meio Ambiente de Teresópolis, Mário Seixas e Mayara Barroso, por guias de turismo das cidades, empresários do setor, diretores do Petrópolis Convention e demais agências dos trades da cidades promotoras do encontro.

Related posts

Petrópolis pode ter núcleo de atendimento às famílias enlutadas

admin

Obra da UPA Itaipava entram fase final de conclusão

admin

Inmet alerta para riscos de chuvas intensas durante a semana

admin

Deixe um comentário