Cota única de IPTU terá 9% de desconto para pagamento até 6 de janeiro

A prefeitura já iniciou a entrega dos carnês de Imposto Predial Territorial e Urbano – IPTU, que em 2020 terá desconto de 9% para pagamentos em cota única efetuados até o dia 6 de janeiro; 7% para quem quitar a cota única até 6 de fevereiro, e 5% para aqueles que optarem pelo último vencimento – 6 de março. Os carnês já foram emitidos pela Secretaria de Fazenda, estão sendo distribuídos pelos correios e devem chegar às casas dos contribuintes até o fim do mês. Os pagamentos podem ser feitos somente a partir do dia 2. Em Petrópolis 116.782 imóveis são cadastrados pela Secretaria de Fazenda.

“Fazer o pagamento em cota única é uma forma de economizar. O contribuinte tem três opções de prazo de pagamento com descontos e, quanto antes ele quitar, mais ele economiza. Ou seja, a pessoa aproveita o desconto e ainda ajudar a prefeitura a manter a qualidade nos serviços, uma vez que o IPTU está entre as principais fontes de arrecadação do município”, pontua o prefeito Bernardo Rossi, destacando que o pagamento dos tributos é fundamental para custear a compra de merenda para as escolas, medicamentos para unidades de saúde, limpeza pública, manutenção viária, bem como outros serviços fundamentais no dia a dia da população.

A exemplo do que foi feito nos anos anteriores, para facilitar o acesso dos contribuintes, a Secretaria de Fazenda disponibilizará a emissão do boleto pela internet, no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). Para imprimir o boleto de pagamento, o interessado deve informar apenas o número de inscrição do imóvel. “A disponibilização do boleto na internet é uma forma de facilitar a vida do contribuinte, que pode imprimir o boleto em casa, no seu trabalho, ou de onde estiver”, explica a secretária de Fazenda, Elaine Nascimento. A emissão do boleto, no entanto, pode ser feita somente a partir do ano que vem.

Uma central de atendimento ao contribuinte também será montada no Centro de Cultura Raul de Leoni para retirada da segunda via do boleto. O núcleo funcionará de segunda a sexta-feira. “Esta estrutura é um suporte a mais que a prefeitura oferece para aquele contribuinte que quer emitir a segunda via do boleto, mas prefere o atendimento presencial. É um sistema que implementamos já no primeiro ano de governo e que funciona muito bem”, completa a secretária de Fazenda.

Posts relacionados

Sesc RJ apresenta espetáculo imersivo para primeira infância

Show do Lemuriano retorna a Itaipava com “Para Todos os Únicos” – Uma Experiência Sensível de Música e Poesia

Fim da escala 6×1 beneficiará mulheres, diz ministra