Sete homens foram levados para a delegacia após serem encontrados com materiais de decoração do Natal Imperial. Eles foram pegos pela Guarda Civil na madrugada desta quinta-feira (28.11), na Av. Koeler, com pisca-piscas que são colocados em árvores. Dois deles levavam ainda uma vara de bambu usada para alcançar a parte mais alta das árvores e também para danificar lixeiras.
“Eu sempre enfatizo que Petrópolis é a cidade mais segura do Estado do Rio de Janeiro porque tem integração entre as polícias e a Guarda Civil. Quero agradecer a toda equipe que estava trabalhando no Ciop e na rua em mais uma vitória da nossa Guarda, que pegou os vândalos que estavam estragando, depredando, deteriorando patrimônio público e os objetos de decoração do Natal Imperial. Quero mais uma vez enaltecer o trabalho da Guarda Civil e dizer que a prefeitura continua firme no propósito de melhorar as condições para o trabalho de cada agente’, afirmou o prefeito Bernardo Rossi.
Os agentes faziam ronda de patrulhamento preventivo por volta de 02h30 quando verificaram que um grupo de rapazes havia derrubado uma lixeira e um homem havia subido em uma árvore enfeitada. Na abordagem, eles tentaram se livrar de fios de pisca-pisca que estavam com eles – esse material é usado nas árvores em diversos pontos para iluminar a cidade.
Nessa abordagem, nenhum deles admitiu ter feito os atos de vandalismo. Um deles disse aos agentes que uma outra pessoa é quem teria danificado a lixeira. Todos os sete homens foram levados para 105ª DP, onde o caso foi registrado, eles prestaram depoimento e foram liberados em seguida. As câmeras do Centro Integrado de Operações de Petrópolis (Ciop) identificaram uma oitava pessoa que estava junto com o grupo, mas que fugiu ao perceber a chegada dos agentes, e está sendo procurado.
Atos de vandalismo como esse são crime e podem gerar até seis meses de prisão e multa aos responsáveis, como prevê o artigo 163 do Código Penal, podendo ainda a pena ser aumentada em três anos por se tratar de dano ao patrimônio público.
O Natal Imperial vem sofrendo com atos de vandalismo desde a abertura, no dia 14 de novembro. Só nos cinco primeiros dias do evento, a empresa responsável pela instalação e manutenção da iluminação da cidade substituiu 25% dos cabos de LED das árvores. Além disso, 480 metros de cabos e 100 metros de mangueiras de LED (que enfeitam as pontes) foram furtados. Bonecos que fazem parte da decoração da Praça da Liberdade também tiveram peças destruídas.Todos os atos que foram constatados desde o primeiro dia estão sendo registrados junto às delegacias.
A Guarda Civil mantém patrulhamento reforçado no Centro Histórico para a segurança durante o Natal Imperial, tendo como um dos focos coibir atos de vandalismo. O Ciop também é uma ferramenta utilizada para coibir a ação de vândalos. Caso alguma ação seja registrada pelas câmeras, a Polícia Militar será acionada para agir no flagrante e as imagens serão repassadas para investigação pela Polícia Civil.