Na barraca, as pessoas podem deixar diversos equipamentos eletrônicos, como celulares, computadores, câmeras digitais, notebooks e tablets, que estejam obsoletos ou com algum defeito e que não sejam mais utilizados. A Secretaria de Meio Ambiente conta com o apoio da Recicla Ambiental –empresa de reciclagem que vai receber o material – além da Comdep e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
“Desde o início da nossa gestão investimentos em ações deconscientização ambiental permanentes”, destacou o prefeito Bernardo Rossi. “É importante lembrar que esse tipo de lixo foi criado por nós, seres humanos, e que precisamos descartar de maneira correta, sem prejudicar a natureza”, explica o secretário de Meio Ambiente, Fred Procópio, ressaltando que em oito etapas da campanha já foram recolhidas mais de quatro toneladas de lixo eletrônico.
De acordo com a ONU, em 2017 foram gerados 44,7 milhões de toneladas desse tipo de resíduo em todo o mundo, sendo que até 2021 esse número deve crescer 17%. O objetivo do município é andar na contramão desses números. Com mais essa campanha com foco na preservação do meio ambiente, a prefeitura está cumprindo a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
“Além do recolhimento, orientamos a população sobre a importância do descarte correto do lixo doméstico e de preservar a natureza. É um pedido do prefeito Bernardo Rossi, que a gente fortaleça o trabalho de orientação que também é feito nas escolas e nas comunidades” garante o responsável pelo setor de educação ambiental da pasta, Anderson Campos.
A campanha é mais uma ação do projeto Inteligência Ambiental (IA) do setor de educação ambiental, criado pela Secretaria de Meio Ambiente em 2017 com o objetivo de conscientizar a população da importância da preservação ambiental. Em dois anos, o IA envolveu mais de 3 mil alunos em atividades de educação ambiental variadas, como apresentação de eco filmes informativos, caminhadas ecológicas e palestras.