A partir da próxima sexta-feira (27.12), os supermercados poderão cobrar também pelas duas primeiras sacolas plásticas utilizadas pelos consumidores para guardar as compras. O prazo de seis meses de gratuidade nas primeiras unidades termina nesta quinta (26), conforme estipula a Lei Estadual nº 8473. Apesar da autorização para a cobrança, o Procon Petrópolis esclarece que o valor repassado aos clientes tem que ser o de custo, que, em média, é de R$ 0,05 a R$ 0,07.
Já a partir do ano que vem, dia 26 de junho, os demais estabelecimentos que exercem atividades econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços, também deverão interromper o uso das sacolas. A intenção da legislação é reduzir progressivamente o número de sacolas plásticas disponibilizadas ao consumidor em 40% até junho e na proporção de 10% no segundo ano e assim, sucessivamente, na mesma proporção até o quarto ano.
Quem quiser tirar alguma dúvida ou denunciar alguma prática abusiva pode contatar o Procon pela página do órgão no Facebook, o Procon Petrópolis; pelo site www.petropolis.rj.gov.br/