O estado do Rio de Janeiro tem belezas e atrativos turísticos que se complementam. Para divulgar essas possibilidades, uma parceria foi firmada entre a Secretaria de Turismo de Petrópolis e a de Saquarema. O turista que visita a cidade da Costa do Sol para aproveitar as lindas praias, em menos de 3 horas de carro pode subir a Serra e desfrutar do clima mais ameno, da nossa história, gastronomia e belezas naturais.
Com objetivo de unir e divulgar toda essa pluralidade, uma equipe da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo de Saquarema chega a Petrópolis no próximo sábado, 28, com o Centro de Atendimento ao Turismo Móvel. A van vai ficar estacionada na Praça da Liberdade, ao lado do Centro de Informação Turística. A ação faz parte do projeto “Saquarema do Mar à Serra” para divulgação da cidade.
“Com muita honra recebemos este convite para ser a primeira cidade a receber o projeto. Temos atrativos diferenciados e complementares em relação a Saquarema e esta parceria tem tudo para ser um enorme sucesso”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo.
O projeto nasceu este ano e, neste primeiro momento, vai passar por 5 cidades do Rio de Janeiro e depois segue para Minas Gerais e São Paulo. Na van, os visitantes vão receber material de divulgação e brindes. Eles vão poder, ainda, assistir a vídeos com informações da cidade, sendo um de realidade aumentada em que as pessoas vão poder visitar os principais pontos turísticos de Saquarema. O calendário esportivo, um dos pontos fortes da cidade, também será divulgado. Entre os eventos já confirmados para 2023 estão três etapas do campeonato internacional da World Surf League (WSL).
Nos últimos anos, o turismo esportivo também vem crescendo em Petrópolis que, em 2022, recebeu, por exemplo, a Copa do Mundo de Mountain Bike. Para este ano, já estão confirmadas as provas de mountain bike Desafio dos Gigantes Internacional 2023. A competição, que tem apoio da Prefeitura e organização do petropolitano Henrique Avancini, maior nome do ciclismo nacional, e a Avelar Sports, será realizada no Villa Itaipava Resort & Conventions, em Itaipava, nos dias 10, 11 e 12 de março.
“Petrópolis é muito forte em termos de turismo histórico e cultural, que complementa muito bem o que temos a oferecer. Pensando no frio e no calor, criamos este projeto para trabalhar os diversos produtos, manter o turista na região e fortalecer o turismo interno”, explicou Rafael da Costa Castro, secretária de Esporte, Lazer e Turismo de Saquarema.
Depois de Petrópolis, a van adaptada segue para os outros destinos com material de divulgação da Cidade Imperial, que será distribuído para os turistas que visitarem o CAT Móvel. No cronograma, estão as cidades de Vassouras, a capital Rio de Janeiro, onde estaciona em Copacabana, Resende e Niterói, De lá, parte para Juiz de Fora, a primeira cidade mineira a receber o projeto.
“Essa é uma oportunidade incrível de divulgar toda a pluralidade do turismo de Petrópolis, não só para dentro do Rio de Janeiro, mas também para os estados vizinhos de Minas Gerais e São Paulo. É, sem dúvida, uma chance de unir Serra e Mar para oferecer ao turista experiências únicas”, ressaltou Silvia Guedon, secretária de Turismo de Petrópolis.
A van do CAT Móvel estaciona na Praça da Liberdade, ao lado do CIT, das 10h às 17h.