Destaques Turismo e Gastronomia Últimas Notícias

Museus administrados pelo município aumentam visitação

Petrópolis tem percebido, a cada ano, um aumento no número de visitantes que vêm em busca de conhecer os patrimônios históricos e culturais do município, além de aproveitar as belezas naturais que a Cidade Imperial oferece em meio aos seus inúmeros circuitos turísticos. Prova disso é o movimento cada vez maior nos museus – que pertencem ao carro chefe do turismo por aqui. Só no ano passado, Museu Casa do Colono e Museu Casa de Santos Dumont, ambos administrados pela prefeitura, registraram crescimento de 23,7% e 15,3%, respectivamente, na comparação com 2018.

Investimentos no setor, como a ampliação dos eventos do município– só a Bauernfest e o Natal Imperial atraem, juntas quase um milhão pessoas – e a parceria com a iniciativa privada; a maior participação em feiras do setor para aumentar a divulgação do destino Petrópolis; o incentivo ao empresariado do trade; a busca por recursos federais para a reforma dos atrativos – como o Theatro D. Pedro, que já está em obras -; entre diversas outras estão entre as ações que vêm fazendo o número de visitantes ultrapassar a casa dos 2 milhões por ano.

“Os números têm mostrado o potencial de Petrópolis para o turismo e como o investimento no setor faz toda a diferença. Um setor que ficou esquecido por anos, mas que é fundamental para a economia do município”, frisa o prefeito Bernardo Rossi.

Pelo Museu Casa de Santos Dumont passaram 185.921 visitantes em 2019. O número é 15,32% maior do que o registrado no ano anterior, quando 161.215 pessoas conheceram um pouco mais sobre a vida e as invenções de uma das mais conhecidas personalidades do país. Já no Museu Casa do Colono, que ajuda ao turista entender os costumes e como viviam os primeiros colonos alemães, registrou no ano passado 24.298 visitantes entre turistas e petropolitanos, ou seja, 23,72% a mais do que em 2018, quando o número foi de 19.640. Na mesma linha de crescimento também está o Museu Imperial, conhecido em todo país, com aumento de 13,89% na comparação entre 2019 e 2018.

“O turismo em Petrópolis cresceu, nos últimos três anos, o que não evoluía há mais de 10 anos. Estamos cuidando do patrimônio histórico, investindo nos eventos – que ajudam a atrair turistas e movimentar toda a cidade -, divulgando o município para fora, mostrando o que temos de melhor. O setor é um dos pilares da nossa economia e caminhando para ser o principal, porque temos potencial para isso”, frisa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

Related posts

Senado vai recorrer da decisão do STF que limitou piso da enfermagem

admin

Nova presidente da Petrobras defende políticas de preços em vigor

admin

Maioria do STF vota por manter ordem para PRF liberar rodovias

admin

Deixe um comentário