Geral Rio de Janeiro Últimas Notícias

Com o tema ‘Fronteiras’, Casa Firjan realiza 2ª edição do Festival Futuros Possíveis 

No sábado, 7/12, a Casa Firjan realiza a 2ª edição do Festival Futuros Possíveis. Com o tema “Fronteiras” como principal fio condutor, a programação começa às 9h e vai até 21h, com palestras, painéis, debates, oficinas e experiência imersiva. De diversas nacionalidades e formação variada, os especialistas apresentam várias visões de futuro e das transformações que vão impactar nosso modo de vida em sociedade.

Estão entre os palestrantes nomes como o mineiro Ivair Gontijo, que trabalha na Nasa, o neurocientista Stevens Rehen, o mexicano Nahum Mantra, primeiro artista a ter uma obra de arte no espaço, o coreano naturalizado americano Robert Anderson, pesquisador de transumanismo, a queniana Muthoni Wanyoike, especialista em inteligência artificial, e o venezuelano Tomas Diez, diretor do FabLab Barcelona. O show do pianista carioca e afrofuturista Jonathan Ferr, misturando arte e tecnologia, encerra o dia.

“O Festival é o momento em que a Casa Firjan convida a sociedade a explorar temáticas de futuros ainda distantes. Neste momento, não existem respostas prontas, mas podemos antecipar perguntas. É importante dedicarmos tempo para provocar, refletir, propor e imaginar cenários”, ressalta Maria Isabel Oschery, gerente de conteúdo da Casa Firjan.

“A gente tem capacidade de influenciar os inúmeros panoramas que podem emergir. Daí a importância de reunir, num mesmo lugar, empresários, startups, designers, pessoas inquietas, junto a pensadores nacionais e estrangeiros, que se dedicam a estudar esses novos horizontes”, complementa Isabel.

TRILHAS TEMÁTICAS

A programação do Festival Futuros Possíveis é dividida em três trilhas temáticas.

Na parte da manhã, a primeira trilha, Redefinindo fronteiras em um mundo hiperconectado, discute os principais desafios geopolíticos em uma sociedade cada vez mais digital e globalizada. Participam dela Thiago Rondon, Fundador e CEO do AppCívico e Codiretor no Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E); Ivair Gontijo, físico e Engenheiro de Sistemas da NASA; a queniana Muthoni Wanyoike, Cofundadora da organização Nairobi Women, especialista em Machine Learning e Ciência de Dados.

À tarde, a segunda trilha, As novas fronteiras entre bits e átomos, aborda as novas lógicas de produção e consumo. Débora Emm, sócia fundadora na Inesplorato, vai fazer a mediação deste painel que reúne o paulista Cairê Moreira, fundador da startup Genyz – Consultoria de Pesquisa e Desenvolvimento de Soluções em 3D;  o carioca Thiago Palhares, especialista em Impressão 3D e Mestre em Ciência e Tecnologia de Polímeros pelo IMA/UFRJ; e o venezuelano Tomas Diez, co-fundador e Diretor do Fab Lab Barcelona.

À noite, a terceira trilha, Transcendendo a fronteira do que é ser humano, trata sobre como os avanços tecnológicos nos fazem pensar sobre paradigmas da natureza e interação homem-máquina. Os palestrantes são Stevens Rehen, neurocientista e Professor Titular do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ; o coreano naturalizado americano Robert Anderson, especialista em TI e Pesquisador do Transumanismo; e a americana Dina Zielinski, cientista Bioinformática e Cofundadora do DNA.Land Genomics.

OFICINAS, EXPERIÊNCIAS E DEGUSTAÇÃO DE COMIDA 3D

No intervalo, os participantes vão poder provar comida 3D, preparada por Thiago Palhares, que tem desenvolvido pesquisa sobre impressão de alimentação, utilizando entre os ingredientes insetos e PANCS – plantas alimentícias não convencionais.

A programação também é composta por oficinas e experiências. Com trabalho que explora a fronteira entre real e imaginário, o multiartista mexicano Nahum Mantra vai fazer a experiência “Vamos para Marte?”, vivência de hipnose com a proposta de levar os participantes a viajar pelo espaço e caminhar pelo planeta vermelho. Nahum desenvolveu obras artísticas em várias agências espaciais e é o primeiro artista a lançar uma criação de arte interativa no espaço em 2018.

A oficina Reinventando o artesanato com a fabricação digital, sobre o uso da fabricação digital para potencializar a produção artesanal, vai ser realizada em conjunto por Trinidad Goméz Machuca, CEO do FabLab Maya, do México, o designer mineiro Renato Imbroisi, que trabalha com artesanato brasileiro, e Felipe Laranja, Coordenador do FabLab da Casa Firjan.

Jogo Futuros Possíveis: criando cenários é uma oficina para os participantes entenderem como é o processo de criação de cenários futuros, com Carol Fernandes e Isabela Petrosillo (BRA) – Coordenadora e Pesquisadora do Lab de Tendências da Casa Firjan.

O designer e artista 3D Cairê Moreira, que faz escaneamento corporal para criação de roupa digital, vai fazer o Atelier 4.0: Experimentando o futuro da moda. Na experiência, Cairê terá uma modelista e uma costureira para transformar em realidade a roupa digital.

IMERSÃO EM MARTE E LANÇAMENTO DE PUBLICAÇÃO

No Túnel do Futuro, no jardim da Casa Firjan, a animação imersiva Rumo à Marte vai proporcionar ao visitante alternar paisagens terrestres e marcianas, para provocar um debate importante: as descobertas sobre a colonização de Marte ajudam a cuidar melhor da Terra. O espaço imersivo é criado pela SuperUber, que participa da exposição “Moving To Mars”, atualmente em cartaz no Design Museum, de Londres, e é a primeira grande exposição sobre o tema.

Além de efeitos de luz e som, o espaço imersivo tem uma tela interativa com pílulas de conteúdo da exposição “Moving To Mars”, e entrevistas curtas com especialistas sobre Marte: Thomas Ermacora, curador associado do Design Museum de Londres, Russ Rive,  diretor criativo da experiência Mars 2100 Expedition, da SuperUber, que está na exposição em Londres, e Ivair Gontijo, engenheiro da NASA e palestrante no Festival Futuros Possíveis. Todos falam sobre os desafios de colonizar Marte e nossa missão em criar práticas sustentáveis na Terra.

Durante o Festival, será lançada a publicação impressa e digital, com o conteúdo da 1ª edição do Futuros Possíveis, realizada em 2018.

PROGRAMAÇÃO (sujeita a alteração)

8h Credenciamento e café de boas vindas

9h30 Boas vindas Casa Firjan

9h50 Abertura: Lab de Tendências Casa Firjan apresenta as Macrotendências 2020-2021

10h20 Palestra: Geopolítica digital e o futuro dos territórios

Thiago Rondon

Fundador e CEO do AppCívico e Codiretor no Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E)

11h Palestra: Como a Inteligência Artificial pode ajudar a promover igualdade entre as nações

Muthoni Wanyoike

Cofundadora da Nairobi Women e especialista em Machine Learning e Ciência de Dados

11h25 Palestra: Vamos habitar novos planetas? O homem a caminho de Marte

Ivair Gontijo

Físico e Engenheiro de Sistemas da NASA 

11h55 Palestra: Para além da órbita: Uma reflexão sobre nosso papel no universo e no futuro da humanidade

Nahum Mantra

Artista multidisciplinar e fundador da KOSMICA

12h20 Trilha 1 – Bate papo: Redefinindo fronteiras em um mundo hiperconectado

Mediação: Thiago Rondon

14h30 Trilha 2 – Painel: Novos paradigmas de produção, distribuição e consumo

Cairê Moreira – O Consumo na Era da Personalização

Fundador da Genyz – Consultoria de Pesquisa e Desenvolvimento de Soluções em 3D*

Thiago Palhares – Impressão 3D e a quebra de paradigmas

Especialista em Impressão 3D e Mestre em Ciências, Ciência e Tecnologia de Polímeros pelo IMA/UFRJ

Mediação: Débora Emm

Antropóloga, Sócia e fundadora da Inesplorato

16h Palestra: Fabricação Digital, Sistemas Circulares e o Futuro das Cidades

Tomas Diez

Cofundador e Diretor do Fab Lab Barcelona

17h – 17h30 Intervalo
17h30 Palestra: Edição genética e biohacking: Como os avanços na ciência biomédica vão ampliar nossas escolhas

Stevens Rehen

Neurocientista e Professor Titular do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ

18h Palestra: O futuro é transumano? Como usar a tecnologia para que humanos e transumanos vivam harmonicamente 

Robert Anderson

Especialista em TI e Pesquisador do Transumanismo

18h20 Palestra: Seria o DNA a melhor forma de armazenar dados digitais?

Dina Zielinski

Cientista Bioinformática e Cofundadora do DNA.Land Genomics

18h50:  Trilha 3 – Bate Papo: As novas fronteiras entre bits e átomos

Mediação: Stevens Rehen

OFICINAS E EXPERIÊNCIAS

11h às 12h30 Reinventando o artesanato com a fabricação digital

Com Renato Imbroisi, designer de artesanato, Felipe Laranja, Coordenador do Fab Lab da Casa Firjan, e Trinidad A. Gómez Machuca, CEO Fab Lab Maya, do México

14h às 15h Jogo Futuros Possíveis: Criando cenários

Com Carol Fernandes e Isabela Petrosillo, coordenadora e pesquisadora do Lab de Tendências da Casa Firjan.

15h às 16h Vamos para Marte? Uma sessão de hipnose com Nahum Mantra

Com Nahum Mantra, artista multidisciplinar e fundador da KOSMICA

18h às 19h30 Atelier 4.0: Experimentando o futuro da moda

Com Cairê Moreira, fundador da Genyz

HAPPY HOUR
20h: Show do pianista carioca e afrofuturista Jonathan Ferr, misturando arte e tecnologia. 

SERVIÇO
Festival Futuros Possíveis
Data: 7 de dezembro, sábado
Horário: Das 9h às 21h
Ingresso: R$ 362 (inteira) / R$ 181 (meia entrada prevista por Lei)
Vendas pelo site: www.casafirjan.com.br/futurospossiveis
Endereço: Casa Firjan, Rua Guilhermina Guinle 211, Botafogo
Telefones: 021 3239-6320

Casa Firjan, um legado para o Rio
Inaugurada em agosto, em Botafogo, a Casa Firjan tem um modelo de atuação diversificado com o objetivo único de refletir, criar e entregar soluções para os desafios da nova economia. Como um centro de inovação e empreendedorismo, a Casa Firjan integra uma programação de palestras, laboratórios de tendências e cursos a um ambiente de debate e elaboração de políticas públicas, que contempla ainda uma programação de atividades culturais.

Em um terreno de 10 mil m², na rua Guilhermina Guinle, a Casa Firjan abriga um novo prédio, de arquitetura contemporânea e premiada, e um patrimônio histórico restaurado, que inclui uma casa principal e duas casas geminadas construídas no início do século XX.

Related posts

Educação em tempo integral é bem recebida por gestores

admin

ANS: começa a valer suspensão da comercialização de 12 planos de saúde

admin

Prefeitura assina termo de cooperação com SOS Serra para reforma da quadra da Escola Municipal Germano Valente

admin

Deixe um comentário