Cidade Destaques Últimas Notícias

Petrópolis inaugura sua primeira Câmara de Prevenção e Resolução de Conflitos

“Estamos vivendo em um mundo de intolerâncias e sabemos as consequências de um conflito. Ter um espaço em nosso município para poder fazer conciliações e ajudar as pessoas, resolvendo questões em comunidades e escolas é muito importante para a qualidade das relações da cidade. Em pouco tempo viramos referência nacional, um case de sucesso, e fazendo história”, destacou o prefeito Bernardo Rossi durante a inauguração da primeira Câmara de Prevenção e Resolução de Conflitos do Município de Petrópolis, situada na Av. Ipiranga, 193 – Centro. Petrópolis é a primeira cidade do Brasil, que possui um programa restaurativo gratuito, realizado pelo executivo.

O local faz parte da Coordenadoria de Relações Institucionais através do Programa Petrópolis da Paz, que começou em 2017 após uma iniciativa do prefeito Bernardo Rossi por meio da Lei n° 7.532, com a finalidade de executar a justiça social por meio do desenvolvimento da comunidade, contando com o envolvimento dos cidadãos nas suas próprias questões e conflitos, permitindo que as pessoas encontrem suas próprias soluções criativas.

“Petrópolis ganha um espaço para realizar conciliações visando qualificar as relações tanto nas escolas quanto nas comunidades. O Programa atende desde o aluno da rede até os líderes comunitários. É a cidade incentivando e ampliando a Cultura de Paz”, disse o Coordenador de Relações Institucionais, Paulo Roberto Júnior.

A Câmara possui 15 mediadores judiciais e voluntários, que tem a missão de promover a Cultura de Paz através da formação individual e sistemática do entendimento da relação como um todo, baseada no respeito, amor e dignidade. Com todo trabalho, é possível desafogar as ações no judiciário, com acordos que beneficiam as duas partes envolvidas.

“Esta casa precisa ser denominada casa da Paz, casa da linguagem e da escuta ativa, diálogos e recuperação das relações disponível para toda a população. O trabalho aqui é a base da mudança de um paradigma de uma geração. Petrópolis já é uma cidade restaurativa”, frisou a coordenadora do Programa Petrópolis da Paz, Elsie-Elen Carvalho. “Desde o início o prefeito pediu que o trabalho fosse de humanização da base, cuidando de quem cuida de todos e hoje nossa equipe trabalha em parceria com todas as secretarias expandindo o programa e a inclusão da paz social”, completou.

Segundo a responsável pela Câmara de Prevenção e Resolução de Conflitos, Cláudia Clemente, a casa é a concretização de um sonho. “Estamos nesta caminhada da mediação, lutando pela causa há anos. E agora nesta gestão conseguimos realizar o nosso trabalho podendo criar a cultura de paz em toda cidade”, contou.

Estiveram presentes o vice-prefeito Baninho; a secretária de Saúde Fabíola Heck; o coordenador de Relações institucionais, Roberto Junior; o diretor-presidente do INPAS, Fernando Fortes; o Assessor Especial de Governo, Rodrigo Bueno; o pároco da Catedral e reitor da UCP, Pedro Paulo de Carvalho; Comandante da Guarda Civil, Jefferson Calomeni, a subsecretaria de Obras, Raquel Mota; o Diretor de Habitação, Antonio Neves; o coordenador de Segurança Djalma Januzzi; a coordenadora do Caps AD III, Leandra Iglesias; a coordenadora do Gabinete da Cidadania, Anna Maria Rattes; os vereadores, Silmar Fortes, Hingo Hammes e Marcelo Chitão; presidente da OAB Petrópolis, Marcelo Shaefer; representantes das secretarias de Educação, Desenvolvimento e Turismo e representante do Corpo de Bombeiro.

Related posts

Sobe para 14 número de mortos por dengue no estado do Rio

admin

Guedes diz que anunciará três ou quatro privatizações em até 60 dias

admin

Inaugurada Pista de Skate no Parque Municipal, em Itaipava

admin

Deixe um comentário