Um dos aeroportos mais movimentados do Brasil, o Santos Dumont, no Rio de Janeiro, é um exemplo de como o Natal Imperial está sendo visto por pessoas de todo o país e até estrangeiros. A festa também está sendo divulgada nos espaços publicitários do aeroporto e o objetivo é atrair cada vez mais turistas para a Cidade Imperial. Este ano, a expectativa é de que o evento – que começou no dia 14 de novembro e vai até 12 de janeiro – receba um público ainda maior do que o do ano passado, quando mais de 450 mil pessoas passaram pelos espaços decorados e iluminados da festa.
No aeroporto, a imagem do Natal em Petrópolis aparece em 33 pontos espalhados pelo espaço, por onde passam milhões de passageiros por ano. “Essa é, junto com a Bauernfest, uma das principais festas de Petrópolis. E além de transformarmos a cidade em um grande cenário para a celebração dessa importante data, o evento também já se mostrou fundamental para movimentarmos a economia do município através do turismo. Mas os recursos que chegam através dos visitantes acabam beneficiando não só o turismo, como todos os setores”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.
Em pouco tempo, o Natal Imperial se tornou referência para todo país. Nesta edição, o evento conta com o patrocínio de grandes marcas, como a Visa e a Águas do Imperador, através do Governo Federal pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania.
Além de uma decoração especial instalada não só no Centro Histórico, como também nos distritos, o Natal Imperial conta com uma extensa programação cultural que tem atraído visitantes vindos de diversas cidades. A rede hoteleira tem comemorado as altas taxas de ocupação, que ultrapassam os 80% nos fins de semana, principalmente no Centro.
“Além dos hotéis e pousadas, bares, restaurantes, comércio, todos têm registrado um aumento no movimento por conta da festa. O Natal Imperial transformou dezembro em alta temporada na Serra”, destaca o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.