Uma estrutura especial está sendo montada pela Secretaria de Fazenda no Centro de Cultura Raul de Leoni para atender aos contribuintes que quiserem retirar presencialmente a segunda via para o pagamento do Imposto Predial Territorial e Urbano – IPTU 2020. O atendimento começa já no próximo dia 2 de janeiro e, excepcionalmente no sábado (04.01), o espaço também estará em funcionamento. O primeiro vencimento para receber o desconto de 9% deverá ser realizado até o próximo dia 6.
O atendimento ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e no sábado, dia 04, das 9h às 14h. Em Petrópolis 116.782 imóveis são cadastrados pela Secretaria de Fazenda. Além do desconto de 9% para pagamentos em cota única, o município oferece a possibilidade de 7% de desconto para quem quitar a cota única até 6 de fevereiro, ou ainda 5% para aqueles que optarem pelo último vencimento – 6 de março.
“Embora haja a opção de emissão do boleto pela internet, sabemos que muitas pessoas ainda preferem fazer a retirada do boleto para pagamento presencialmente. Por isso, para facilitar o acesso aos contribuintes, desde o primeiro ano de governo montamos esta estrutura especial no Centro de Cultura e direcionamos um maior número de servidores para este serviço. A intenção é dar mais conforto ao contribuinte e agilizar o atendimento”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.
No Centro de Cultura estão sendo montadas seis baias de atendimento, espaço para 30 pessoas aguardarem sentadas, recepção com orientação, distribuição de senhas, computadores e impressoras. Toda a estrutura para garantir o atendimento rápido do contribuinte. A exemplo do que foi feito nos anos anteriores, para facilitar o acesso dos contribuintes, a Secretaria de Fazenda disponibilizará a emissão do boleto pela internet, no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). Para imprimir o boleto de pagamento, o interessado deve informar apenas o número de inscrição do imóvel.
“A disponibilização do boleto na internet é uma forma de facilitar a vida do contribuinte, que pode imprimir o boleto em casa de onde estiver”, explica a secretária de Fazenda, Elaine Nascimento, lembrando ainda que, quem preferir o atendimento presencial, no Centro de Cultura, deve levar o número de inscrição do imóvel.