Contribuintes que quiserem aproveitar os descontos para pagamento em cota única do Imposto Predial Territorial e Urbano têm ainda duas possibilidades: 7% de desconto para pagamentos efetuados até o dia 6 de fevereiro e 5% para aqueles que quitarem a cota única até 6 de março. “O IPTU é uma das principais fontes de arrecadação do município. São recursos fundamentais para mantermos o abastecimento de medicamentos nas unidades de saúde, a qualidade da merenda para os alunos das nossas escolas e creches, melhorias na infraestrutura da cidade, como a pavimentação de ruas, iluminação pública, entre tantos outros serviços que são fundamentais no dia a dia das pessoas. É muito importante que aqueles contribuintes que puderem, façam o pagamento do IPTU em cota única”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.
Para facilitar a vida daqueles que precisam emitir a segunda via do boleto, a Secretaria de Fazenda mantém até o dia 6 de março o funcionamento da Central de Atendimento aos Contribuintes, montada em um espaço no térreo do Centro de Cultura Raul de Leoni. O espaço conta com seis guichês e equipe treinada para atender os contribuintes. A Central de Atendimento abriu as portas no dia 02 e funciona de segunda a sexta das 9h às 17h.
“É uma estrutura montada para facilitar o acesso a todos que precisarem emitir a segunda via do carnê. Disponibilizamos a emissão do boleto também no site da prefeitura, mas existem pessoas, principalmente idosos, que preferem o atendimento presencial, por isso temos esta estrutura, que fica no térreo do prédio, possibilitando a acessibilidade para todos”, explica a secretária de Fazenda, Elaine Nascimento.
Os contribuintes encontram no espaço uma estrutura com seis baias de atendimento, espaço para 30 pessoas aguardarem sentadas, recepção com orientação, distribuição de senhas, computadores e impressoras. Além de retirar o boleto para pagamento em cota única, o contribuinte pode fazer no local a atualização de endereço.
“Sempre que o contribuinte busca atendimento na Central para retirar a segunda via do boleto, ele é orientado a fazer o recadastramento, para que no ano seguinte possa receber em casa o carnê para pagamento”, acrescenta a secretária, lembrando que a retirada do boleto via internet deve ser feita diretamente no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). Para imprimir o boleto de pagamento, o interessado precisa informar apenas o número de inscrição do imóvel. “A disponibilização do boleto na internet é uma forma de facilitar a vida daquele contribuinte que prefere imprimir o boleto de casa, do trabalho ou de onde estiver”, pontua Elaine Nascimento.