Cidade Destaques Últimas Notícias

Defesa Civil cria Nudec na Posse

A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias criou um Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) na Posse. Agentes e lideranças comunitárias do local estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (03.02), no prédio da Regional da prefeitura, discutindo as ações de prevenção de desastres de origem natural que podem ser realizadas de acordo com as áreas de risco do bairro. O próximo passo será definir um local para servir como ponto de apoio em caso de chuvas fortes.

A criação do Nudec foi uma reivindicação dos moradores da Posse em uma plenária realizada para dezenas de lideranças comunitárias, na Casa dos Conselhos, no dia 20 de janeiro. Em todo o município, são 15 pontos de apoio instalados em 12 comunidades. O secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato, participou do encontro na Regional.

“Hoje demos o primeiro passo para a implantação do Nudec na Posse. Assim como nos nossos outros núcleos, ele já está sendo organizado da mesma forma como vimos no Japão, empoderando a comunidade e entendendo que o principal agente da prevenção de desastres é o cidadão. A Defesa Civil é um dever de todos para com todos”, afirmou o secretário.

Ana Maria Oliveira, que fez parte do Nudec no Vale do Cuiabá e adjacências, está morando na Posse há cerca de um ano. Ela é uma das pessoas que fez o pedido pela criação do núcleo no bairro. “Por mais de seis anos eu fiz parte no Gentio e sei o quanto é importante que os moradores estejam organizados no período de chuvas fortes. Minha luta é para que a gente tenha um núcleo organizado e que ajude toda a comunidade”, destacou.

Os Nudecs são um elo entre a Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias e as comunidades. Os futuros agentes voluntários serão capacitados pelas equipes para deixarem sua comunidade mais segura, fortalecendo cada vez mais a cultura da prevenção de desastres de origem natural.

“A capacitação dos moradores será permanente. Muito antes da chegada do Corpo de Bombeiros ou da Defesa Civil, a população local se faz presente, por isso é indiscutível que os danos serão tanto menores quanto mais preparada estiver a comunidade. Por isso, realizamos também o trabalho nas escolas”, completou o coronel Paulo Renato.

O Defesa Civil nas Escolas, principal estratégia na redução de risco de desastres da prefeitura, transforma cada unidade escolar participante em um Núcleo Escolar e Comunitário de Defesa Civil. No ano passado, o programa envolveu 212 instituições de ensino, sendo 180 da rede municipal, 30 particulares e outras duas estaduais, em 1.239 atividades.

“Com muito orgulho já recebemos gestores do Estado do Rio, Belo Horizonte e de São Paulo que vieram conhecer o programa criado na nossa gestão. Também conquistamos o reconhecimento da ONU e do Tribunal de Contas do Estado por todo esse trabalho. Acredito que estamos no caminho certo, trabalhando a prevenção de desastres em sala de aula”, destacou o prefeito Bernardo Rossi.

Related posts

Caminhos inclusivos: curta metragem vai contar a história de instituições petropolitanas que se dedicam a luta de Pessoas com Deficiência

admin

Material de EPI e de assepsia são entregues aos profissionais de saúde

admin

Novembro teve uma das temperaturas mais altas já registradas

admin

Deixe um comentário