Neste sábado (14.03), o Green Offices, condomínio empresarial localizado no Quarteirão Brasileiro, recebe o “Open Mic”, evento que irá selecionar palestrantes para a quarta edição do TEDxPetrópolis. Trata-se de uma ação voltada, exclusivamente, para os pré-selecionados que receberam o e-mail da curadoria. Mas, afinal, como funciona o “Open Mic”? Confira as principais orientações para quem se inscreveu e vai participar da ação, que será realizada a partir de 14h.
“É uma chance que damos para o candidato defender a sua ideia. Mostrar por que ele deveria ser escolhido para ser nosso palestrante. Por que – entre mais de 150 inscritos – ele ou ela é justamente o que estávamos procurando”, explica uma das organizadoras do TEDxPetrópolis, Beatrice Martins.
Os pré-selecionados serão divididos em cinco blocos, com 10 participantes cada. O candidato terá cinco minutos – três para expor as suas ideias e mais dois para responder perguntas feitas pela equipe de avaliação. O candidato selecionado tem até sexta-feira (13) para escolher o melhor horário, em cinco faixas: a partir de 14h, 15h, 16h, 17h e 18h. O inscrito só pode entrar no auditório no período do horário agendado.
A apresentação
Um dos pontos mais importantes é a pertinência do tema: é fundamental que o candidato fale algo em consonância com a proposta do TEDxPetrópolis, que é trazer uma reflexão sobre a sociedade a partir de ações individuais, valorizando o pensamento em rede e ações que resultam no desenvolvimento coletivo – partindo da premissa de que cada um, dentro de suas possibilidades, pode fazer a diferença e ajudar a transformar o mundo.
Na hora de se apresentar, outras dicas também são importantes para passar a mensagem da melhor maneira. Então, tome nota: o primeiro ponto é definir qual é a ideia, o ponto de vista ou a visão que você deseja passar, em um resumo de duas ou três frases. Outra boa dica é pontuar ideias secundárias, que embasam o ponto de vista principal. Além disso, montar uma lista com o que você não pode deixar de citar pode te ajudar na hora de se apresentar.
É importante também ter em mente outros pontos: pensar em como a apresentação deve repercutir; estar preparado para as perguntas (ou seja, domínio sobre o assunto é fundamental) e treinar antecipadamente, a ponto de você ter as ideias concatenadas com a noção do tempo necessário. Mas sem estar tudo decorado: a ideia do TEDxPetrópolis é deixar a personalidade do palestrante transparecer, de forma que tudo aconteça naturalmente.
Como chegar
O evento será realizado no Green Offices, na entrada do Quarteirão Brasileiro. O espaço está localizado na Rua Professor Stroeller, 428 – via principal do bairro, logo após a ponte. Usuários de transporte público têm como opção a linha 512 – Quarteirão Brasileiro, que sai da Rua do Imperador, na altura da Praça Alcindo Sodré.
Quem vai de carro tem como principal itinerário a Rua 13 de Maio e a Avenida Barão do Rio Branco. Na proximidade do Fórum Municipal, o motorista precisa retornar para o sentido Centro da via, para acessar o Quarteirão Brasileiro, na rua ao lado da sede descentralizada do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu).
Para quem sai de regiões como Corrêas, Nogueira, Itaipava e distritos mais afastados deve seguir pela Estrada União e Indústria, Rua Hermogêneo Silva e Barão do Rio Branco, entrando à direita ao lado da sede do Samu. As linhas 700 – Terminal Itaipava e 600 – Terminal Corrêas também passam pelo corredor da Avenida Barão do Rio Branco, deixando os passageiros na entrada do Quarteirão Brasileiro – nestes casos, porém, o pedestre precisa fazer um percurso de cerca de 8 minutos a pé.
Sobre o TEDxPetrópolis
Neste ano, o TEDxPetrópolis chega à sua quarta edição. O evento será realizado no dia 23 de maio, em local que está sendo definido. O ciclo de conversas já foi realizado na cidade em 2016, 2017 e 2019. A ideia do TED – “Tecnologia, Entretenimento e Design” – surgiu em 1984, nos EUA, apostando no formato de “talks” (conversa), em vez das palestras tradicionais. Neste formato, a pessoa tem até 18 minutos para dar o seu recado ou contar a sua experiência: é a oportunidade de dar a melhor palestra da sua vida.
Com o passar do tempo, o TED se expandiu e fala de outros temas, como ciências, esportes, desenvolvimentos humanos e questões globais, por exemplo. A partir de 2009, o modelo se espalhou para o mundo, por meio do TEDx, que cria projetos locais e independentes baseados neste modelo de conferência. Desde então, 20 mil temas foram tratados em 3,6 mil eventos.