Cidade Destaques Últimas Notícias

Empresas reforçam ações de limpeza dos ônibus para combater o coronavírus

Em mais uma medida para combater o avanço da Covid-19, – infecção pelo novo coronavírus –, as empresas de transporte público que atuam na cidade estão reforçando as ações de limpeza e higienização dos veículos. O prefeito Bernardo Rossi acompanhou na tarde desta terça-feira (17.03) esse serviço sendo realizado na garagem da viação Cidade Real e quer que esse trabalho seja ainda mais ampliado.

“Nós vamos nos reunir com as empresas e exigir que essa limpeza seja feita pelo menos três vezes ao dia, para dar mais tranquilidade para a população. Mas também é importante que a população a sua parte, lavando as mãos, usando álcool em gel. Se cada um fizer a sua parte, nós vamos virar esse jogo”, destaca o prefeito Bernardo Rossi, que acompanhou a limpeza dos ônibus junto do vice, Baninho, e do diretor-presidente da CPTrans, Jairo Cunha.

Juntas, as empresas Cidade Real, Petro Ita, Cidade das Hortênsias, Cascatinha e Turb Petrópolis possuem uma frota de quase 400 veículos. Só na Cidade Real, são 82 veículos que passam a receber limpeza externa e interna com água e sabão todos os dias – antes, o intervalo era de 48 horas. Na parte de dentro, há um cuidado ainda maior com bancos, balaústres e os suportes “pega mão”. Esse trabalho leva de 15 a 30 minutos.

“Nossos carros já andam limpos no dia a dia. É um trâmite normal que já fazemos e que intensificamos agora”, conta o gerente da Cidade Real, Miguel Ângelo Vianna.

De acordo com o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis (Setranspetro), as linhas de ônibus seguem operando normalmente com horário de dia útil, sem redução de frota rodando na cidade para atender a população.

Prefeitura e empresários de transporte público buscam parceria na luta contra o Coronavírus

Novas orientações a respeito das medidas tomadas contra a disseminação do coronavírus na cidade foram passadas, na tarde desta terça-feira (17/03), a empresários do setor de transporte de Petrópolis. Em mais um encontro para a busca de parcerias em benefício da cidade, Bernardo Rossi avaliou o quadro atual da doença e lembrou os perigos aos quais os petropolitanos podem ser expostos.

“Não podemos permitir coletivos lotados hoje. Corremos o risco de disseminar o vírus caso isso aconteça. As empresas de ônibus precisam se conscientizar que fazem parte do dia a dia de milhares de pessoas e que precisa nos ajudar a zelar pela saúde dos usuários”, afirmou o prefeito.

De acordo com representantes do Setranspetro, cartazes e adesivos serão colocados em todos os veículos na intenção de alertar a população a respeito do contágio e de como as pessoas podem se prevenir contra a doença. Toda a frota vai receber, ainda, mais atenção em relação à higienização diversas vezes ao dia. Outra preocupação do Setranspetro, que já adotou o ritmo de quarentena, é em relação à saúde de seus colaboradores, uma vez que grande parte deles se encontra, hoje, no grupo de risco para o coronavírus devido à idade.

O prefeito Bernardo Rossi reforçou a ideia de que, mesmo com o movimento reduzido de pessoas nas ruas e crianças em férias antecipadas, não vai permitir a redução das frotas para que não haja lotação nos coletivos.

“O vírus é forte e tem poder de contágio enorme. Existem muitos idosos que utilizam os ônibus todos os dias. Não podemos permitir que eles sofram ou que se exponham à contaminação. Mesmo com movimento reduzido acredito que podemos manter os coletivos e criar novos horários de partida, numa espécie de flexibilização”, disse.

Os empresários se mostraram preocupados em relação ao tema e dispostos a oferecer apoio à cidade no momento de crise atual. Bernardo Rossi terminou a reunião lembrando que, diante do problema, a prefeitura não pode permitir que os ônibus da cidade sejam vistos como fonte de disseminação da doença.

Related posts

Senado pode votar hoje o PL das Fake News

admin

Criação de empregos mostra recuperação em V da economia, diz Guedes

admin

Mais duas mortes relativas à COVID-19 são contabilizadas e chega a 20 no total em Petrópolis

admin

Deixe um comentário