A reunião foi realizada entre representantes da Secretaria de Saúde e do Laboratório de Corrêas na tarde desta sexta-feira (03/04). Em pauta, o esclarecimento dos 30 exames, supostamente positivos que teriam sido divulgados pela empresa e que vinham, segundo a mídia local, sendo ignorados pela Secretaria de Saúde, gerando uma subnotificação nas estatísticas da doença.
Diferentemente do que foi divulgado, 28 testes foram realizados pelo laboratório desde o início da pandemia. Destes, 10 são relativos a pacientes de outros municípios que foram atendidos e tiveram amostras coletadas na cidade e que, independentemente do resultado, não podem ser contabilizados nas estatísticas de Petrópolis. Com isso, restam 18 pacientes. Porém, 14 destes já estavam sendo apresentados desde o início nos boletins divulgados pela prefeitura e, desta forma, apenas 4 novos exames entraram nesta sexta-feira (03/04), somados aos 17 já divulgados nesta quinta-feira (02/04), totalizando 21 resultados positivos até o momento.
O Laboratório de Corrêas foi homologado pelo Estado para realizar os exames que detectam o Coronavírus nos casos suspeitos da cidade. Os testes de orofaringe e nasofaringe, semelhantes aos kits já utilizados pelos laboratórios do Estado, são certificados pela Fiocruz.
Até o momento, a cidade contabiliza 157 casos suspeitos, sendo 51 já testados como negativos, 21 confirmados pelos testes como positivos, 85 em análise, isto é, aguardando o resultado dos exames e 35 pacientes internados em unidades públicas e privadas do município. Destes, 24 se encontram em leitos de clínica médica com quadro estável e 11 em unidades de terapia intensiva inspirando atenção médica.