Cidade Destaques Últimas Notícias

Equipes da prefeitura organizam filas na Rua Paulo Barbosa

Equipes da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias e da Guarda Civil organizaram a fila no prédio da Receita Federal, que fica na Rua Paulo Barbosa, nesta terça-feira (14.04). A maioria das pessoas presentes no local tenta regularizar o CPF para conseguir o auxílio emergencial de R$ 600 do governo federal, disponibilizado devido à pandemia do novo coronavírus. Funcionários da unidade em Petrópolis explicaram aos agentes da prefeitura que a demora no atendimento ocorre em virtude da redução de trabalhadores que estão no grupo de risco da Covid-19.

A recomendação da Receita Federal é que antes de ir à agência, o usuário busque o serviço pela internet, através do aplicativo, site ou e-mail. Após a solicitação, é necessário aguardar até três dias para que as informações sejam atualizadas. Começou a valer hoje (14.04) as novas inscrições para o Cadastro de Pessoas Físicas por e-mail.

“O ideal é que as pessoas busquem esse atendimento pela internet, para sair de casa apenas em caso de emergências. Precisamos evitar a aglomeração de pessoas, respeitando o decreto do prefeito Bernardo Rossi e que tem como base as recomendações da OMS”, reforça o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, Anderson Pinheiro.

Desde o dia 7 de março, equipes da prefeitura estão organizando as filas também na rede bancária. A ação é permanente e acontece em todo o Centro Histórico, em especial, na Rua Paulo Barbosa, local que conta com várias agências. Os agentes orientam o afastamento das pessoas (em pelo menos um metro e meio), como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Receita Federal recebe novas inscrições do CPF por e-mail

Após o problema atingir diferentes estados, a Receita Federal anunciou que vai passar a receber novas inscrições para o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) por e-mail para evitar novos episódios de aglomeração. A medida entra em vigor nesta terça-feira (14), e a emissão será gratuita. Antes, a requisição do CPF custava R$ 7.

No Estado do Rio de Janeiro, é preciso enviar os documentos para o e-mail eletrônico: atendimentorfb.07@rfb.gov.br. A documentação necessária para a inscrição é:

Identificação: para maiores de 16 anos, é preciso enviar o RG atualizado, ou o RG desatualizado com a certidão de casamento ou nascimento. Para menores de 16 anos, é preciso anexar o RG ou certidão de nascimento do menor, além do RG do responsável. Quando for o caso, o tutor ou guardião judicial precisa anexar o termo de tutela ou guarda. Em todos esses casos, também serão aceitos carteira de trabalho, passaporte ou qualquer outro documento oficial em que constem naturalidade, filiação e data de nascimento.

Título de eleitor (facultativo)

Comprovante de endereço

Foto de rosto (selfie) do novo inscrito ou do responsável: Nessa foto, a pessoa deve aparecer segurando o documento de identidade aberto (frente e verso). A imagem precisa registrar a fotografia e o número do documento, de forma legível. A medida tem o objetivo de evitar fraudes.

Related posts

Reorganização da unidade do Aluguel Social e instalação do novo CRAS reforçam atendimento à população

admin

Ministro da Educação diz que por ele aulas voltariam amanhã

admin

Indústria cria mais de 1.600 postos de trabalho nos primeiros meses do ano em Petrópolis

admin

Deixe um comentário