Destaques Geral Últimas Notícias

Revitalização da União e Indústria pode ganhar celeridade com menos fluxo de veículos em função da pandemia

A meta da Santa Luzia, empresa vencedora da licitação para a revitalização de 25 quilômetros da Estrada União e Indústria, é aproveitar o período da pandemia para acelerar a obra – que se inicia nas próximas semanas nas pistas da via. O trabalho de topografia está encerrado e agora a empresa se concentra na contratação de equipes, estabelecimento do canteiro de obras e início efetivo da recuperação da pavimentação. A obra inicia no entroncamento com a da BR-495 (Estrada Philúvio Cerqueira, que liga Petrópolis a Teresópolis), na altura de Itaipava em direção a Pedro do Rio.  A revitalização vai ser feita até o trecho do Retiro.

Cinco cidades, além de Petrópolis, se beneficiam da obra porque a estrada é ponto de ligação com a Cidade Imperial: Três Rios, Areal, São José do Vale do Rio Preto , Teresópolis e Friburgo.  “A revitalização é importante para todos desde o turismo e comércio passando pela produção rural e para os moradores. A rodovia tem importância história, mas até hoje ela é fundamental na comunicação entre as cidades”, afirma o deputado federal Vinícius Farah, lembrando da peregrinação pelo Ministério da Infraestrutura e Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) até que a obra saísse do papel.

“Só no DNIT foram 11 reuniões até que o projeto ganhasse forma. Estivemos junto com  prefeito Bernardo Rossi nesta empreitada porque a estrada é essencial e estava sem obras há mais de 30 anos. Um processo judicial iniciado em 2009 se arrastou por uma década. Então, hoje, ter R$ 40,5 milhões liberados no orçamento do governo federal e a obra iniciando é uma vitória expressiva”, considera Vinicius Farah. O aporte inicial de R$ 15 milhões para o começo da obra já foi dado pela União.

Na parte operacional, o engenheiro Vitor Arruda, um dos que atuam diretamente na obra pela Santa Luzia, crê que este período de isolamento social com menos trânsito no local vai beneficiar o andamento dos trabalhos. “É um desafio grande ter uma obra com a estrada em seu pleno funcionamento. Vamos aproveitar o fluxo reduzido para ter mais celeridade, porém mantendo a qualidade que norteia os trabalhos da empresa”, afirma.

Considerando fluxo normal transitam pela via pelo menos 25 mil veículos diariamente.  O escoamento da produção rural apenas do Brejal e Bonfim, em Petrópolis, é oriunda de pelo menos 600 agricultores. A obra tem previsão de durar pelo menos 15 meses.

Related posts

Peru defende desenvolvimento com inclusão de comunidades

admin

Estados Unidos reduzem cota de importação de aço do Brasil

admin

Senado aprova projeto que fortalece fundo para ciência e tecnologia

admin

Deixe um comentário