A Guarda Civil ampliou a campanha social “Um gesto solidário”, lançada na semana passada. Agora, a corporação está incentivando a doação ao banco de sangue Santa Teresa. A mobilização começa nesta sexta-feira (24.04) e segue até o próximo dia 8 de maio. É mais um braço da iniciativa da instituição, que também está arrecadando alimentos.
Desde a semana passada, a Guarda Civil já recebeu a doação de 85 kg de alimentos como arroz, feijão, açúcar, café, sal e farinha de mandioca, 20 pacotes de macarrão, 15 garrafas de óleo, além de pacotes e lata de leite em pós, caixas de leite e uma cesta básica montada.
Agora, o objetivo é abastecer o banco de sangue. Com a recomendação de que as pessoas fiquem em casa, se puderem, a quantidade de doações caiu, o que pode trazer complicações para as unidades que recebem o material do banco de sangue Santa Teresa. Com a campanha, a Guarda Civil pede que as pessoas compareçam para fazer a doação evitando aglomerações – como a ida em grupos – e voltem para casa em seguida, para continuar se protegendo e evitando o risco de contaminação pelo coronavírus, que causa a Covid-19.
“Devido à demanda do banco de sangue, que está com estoque baixo, está em emergência, e as pessoas que estão precisando, decidimos fazer também essa campanha de doação de sangue. É mais um momento de acolhimento da nossa Guarda junto à população. Temos que ajudar o próximo sempre, é nosso dever como Guarda e como cidadão”, ressalta a comandante Cláudia da Conceição.
Um único doador pode ajudar até quatro pessoas com a bolsa de sangue. Isso porque o material colhido é separado e podem ser usadas plaquetas, hemácias, plasma e criopreciptado – cada um com uma função diferente. O Banco de Sangue atende as UPAs da cidade, o CTO, o Hospital Unimed e o próprio Hospital Santa Teresa.
No Banco de Sangue, podem doar todas as pessoas entre 18 e 60 anos, em bom estado de saúde e que pesem mais de 50 quilos. Jovens de 16 a 17 anos também podem doar acompanhados dos responsáveis. Não é necessário fazer jejum, mas é importante não ingerir alimentos gordurosos três horas antes da doação. Também não se deve consumir bebidas alcoólicas 12 horas antes.
As únicas restrições são a diabéticos e pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercing há menos de um ano. Pessoas que fizeram algum procedimento, como endoscopia, só podem doar após seis meses da realização da intervenção. O banco de sangue funciona todos os dias, das 7h às 18h, na Rua Paulino Afonso, 477 – Bingen – ao lado do HST.