No fim da tarde de hoje (03.06), as equipes de fiscalização de Posturas e Vigilância Sanitária da Prefeitura Municipal inutilizaram 31kg de carnes manipuladas de forma irregular por um açougue, localizado na Praça Marechal Carmona, no Centro Histórico. Os fiscais identificaram a irregularidade durante ação de verificação da flexibilização do retorno do funcionamento gradativo do comércio.
As equipes de fiscalização identificaram a carne fracionada em bifes à milanesa e também temperadas, o que é proibido pela legislação sanitária, através de resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, que estabelece boas práticas nos serviços de alimentação, determinam que carnes só podem manipuladas por indústrias, onde é feito controle para evitar a possibilidade de contaminação bacteriana dos produtos alimentícios, o que não é possível garantir em lojas.
O fracionamento – ou seja, corte, moagem ou maceração – só pode ser realizado após o pedido feito pelos clientes e na frente deles, nunca previamente. A manipulação desses produtos sem controle sanitário tem alto risco de contaminação bacteriana, o que pode gerar toxinas resistentes ao cozimento e causar doenças em quem consome os alimentos. Por isso, todos foram inutilizados.