Militares do 32º Batalhão de Infantaria Leve (BIL) fizeram a desinfecção da Praça da Liberdade na manhã desta quarta-feira (10.06). O trabalho contou com aplicação de hipoclorito de sódio 0,5% em bancos, pontes de madeira, coretos, monumentos, no chafariz e no posto fixo da Guarda Civil. Esse é mais um serviço realizado para combater o coronavírus em Petrópolis.
“A higienização é um dos serviços mais importantes no combate ao coronavírus na cidade. É um trabalho que tem ocorrido em todo município pela Comdep e pela Águas do Imperador e esse trabalho de desinfecção feita pelo Exército também tem um papel fundamental e contribui muito com os petropolitanos”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.
O material utilizado na Praça da Liberdade é um tipo de alvejante, que elimina vírus e bactérias presentes em superfícies. O Exército já realizou o mesmo trabalho de desinfecção nas UPAs Centro e Cascatinha e nos terminais de Itaipava, Corrêas e Itamarati, além de áreas administradas diretamente pela corporação.
“É uma ação importante que ajuda a mitigar a contaminação do novo coronavírus entre as pessoas. A sociedade pode contar conosco nessa área. Nós conseguimos desenvolver muito rapidamente essa capacidade de ajudar a sociedade nesse esforço de guerra contra o coronavírus. Entre as nossas próximas ações, vamos apoiar a Guarda Civil, estamos fazendo o planejamento para fazer essa desinfecção nas instalações deles”, disse o comandante do 32º BIL, coronel Alan Paiva Salazar.
O hipoclorito de sódio também vem usando para higienização de ruas pela Águas do Imperador. Nesta quarta, o trabalho foi realizado pela concessionária em Pedro do Rio, ao longo da Estrada União e Indústria, passando por pontos de ônibus e pela praça no centro do distrito.
A Comdep também fez lavagem com água, sabão e cloro nos terminais de Corrêas e Itaipava entre a noite de terça e a madrugada de quarta. O trabalho aconteceu em entorno de supermercados e da UPA em Itaipava. Durante o dia, a limpeza ocorreu em ruas de Centro, Quitandinha, Castelânea e Mosela.