O prefeito Bernardo Rossi conferiu nessa quinta-feira (16.07) o andamento das adaptações no prédio do antigo Colégio Cenecista, em Pedro do Rio. O local passou para a administração nesse ano e vai abrigar um Centro de Educação Infantil e um polo de atendimento na Educação Inclusiva. Ainda não há data para retorno das atividades na rede municipal de Educação, no entanto, toda a revitalização necessária para garantir o conforto e qualidade no atendimento na nova instituição já estão em andamento, como pintura, adaptação dos banheiros para atendimento do público da educação infantil, reforma na cozinha e refeitório.
“Será mais um ponto de referência no atendimento na nossa rede municipal. Há a necessidade de aumentar o número de vagas na educação infantil nessa localidade e é por isso que todo esse planejamento está em andamento. O poder público vem realizando reformas e adaptações, além de inaugurar novos espaços para garantir o aumento na oferta e, felizmente, estamos conseguindo bons resultados”, disse o prefeito Bernardo Rossi salientando que ainda não há data para retorno das aulas.
“Os pais podem ficar tranquilos que não retornaremos sem ter a segurança necessária, mas, o trabalho não poder parar. O planejamento é necessário para continuarmos avançando na educação pública de qualidade. Mesmo com a pandemia, a prefeitura vem reestruturando a rede municipal, com a compra de conjuntos pedagógicos para as crianças, instrumentos musicais para as bandas, mobiliário, materiais esportivos escolares e brinquedos pedagógicos”, completou Bernardo Rossi.
O prédio, que foi cedido para a prefeitura por meio de comodato, conta com 13 salas de aula, biblioteca, banheiros e quadra. Além de um Centro de Educação Infantil com previsão de cerca de 150 vagas, o local abrigará um polo de atendimento do CREI – Centro de Referência em Educação Inclusiva – com a oferta com oficinas e atividades para alunos com deficiência que moram nos distritos.
“Um espaço maravilhoso que estava subutilizado ganhará vida com essa nova configuração, atendendo as crianças da comunidade. Estamos preparando tudo com muito carinho. Pedro do Rio merece. Importante destacar que mais um polo de atendimento do CREI é um outro avanço para a nossa rede pública”, explicou a secretária de Educação, Marcia Palma.
O prédio conta com 13 salas de aula, biblioteca, banheiros e quadra. “Sou servidora pública há 25 anos, militante da educação infantil e estou muito feliz com esse novo desafio. O CEI vai ficar lindo, estamos preparando tudo com muito amor. Temos um pátio enorme e salas espaçosas”, contou Sandra Fernandes, diretora do CEI.
Aumento na oferta de vagas na Educação Infantil
Além desse novo CEI, o poder público colocou em funcionamento nesse ano – antes da paralisação das aulas devido as ações de prevenção ao coronavírus – três novos espaços exclusivos para educação infantil: o CEI Anna Maria Nardi, no Quissamã; o CEI Monsenhor Paulo Daher, no Centro e o CEI Dagmar Rolando, em Corrêas. Um outro CEI, no Boa Vista, está em fase final de obras. Só nesses novos espaços são cerca de 700 vagas novas. Além dos novos espaços, a Secretaria de Educação também aumentou o número de vagas ofertadas em espaços já em funcionamento em bairros como Bingen, Centro e Jardim Salvador.