Cidade Destaques Últimas Notícias

26ª Semana Científica da UNIFASE destaca os avanços da Inteligência Artificial

Considerado o maior evento realizado pelo Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto, a Semana Científica da UNIFASE este ano será totalmente on-line, devido a necessidade do distanciamento social, e nos moldes de um congresso, com a participação de pesquisadores de vários estados brasileiros, com palestras, mesas redondas, atividades culturais, mostras de trabalhos etc. A 26ª edição terá início no dia 21 de outubro, com uma mesa sobre o tema central “Inteligência Artificial: por conexões mais humanas”, com os professores Edson Amaro Jr. (FMUSP) e Marcelo Fouad Rabahi (UFG). 

As atividades terão início no dia 21 e seguem até o dia 23 de outubro, no âmbito da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) cujo tema central é a Inteligência Artificial, presente no nosso dia a dia, através de diferentes sistemas de gerenciamento de dados como o GPS (global positioning system), a correção dos erros de digitação na ortografia, jogos, chatbots, automação industrial, reconhecimento facial, diagnósticos médicos, telemedicina, incremento nos tratamentos de doenças, predição de agravos à saúde, bioinformática/engenharia genética, análise de tendência na bolsa de valores, previsão de comportamento do consumidor, sugestão de músicas, filmes e livros, de acordo com os hábitos e gostos de cada pessoa, reconhecimento de comandos de voz, automação de casas inteligentes, condução de veículos autônomos, etc.

“Vamos discutir como a Inteligência Artificial está presente no nosso cotidiano, se ela pode simular a inteligência humana e sobre os limites tecnológicos e éticos da sua utilização. Além disso, precisamos refletir sobre as atuais ferramentas e as perspectivas para a IA em nossas vidas, não deixando de lado a discussão do ser humano em todos os sentidos”, explica a professora Marcia Varricchio, que integra o Comitê Gestor da 26ª Semana Científica da UNIFASE.

Embora aplicado em diferentes campos, o desenvolvimento da IA não tem se dado sem controvérsias, pois traz à tona importantes questões ontológicas e éticas. Algumas perguntas relacionadas ao tema ainda estão sendo debatidas e precisam ser analisadas, como: O que define a inteligência humana? O comportamento inteligente pode ser descrito usando simples princípios de lógica? A IA poderia mimetizar a inteligência humana? A IA pode resolver problemas completamente não-relacionados? A IA pode criar um sistema de símbolos de alto nível, semelhante às palavras, ideias, arte? É possível uma máquina tornar-se consciente? Como saber se com quem eu “falo” é apenas um dispositivo ou é um “outro”? 

“Este ano tivemos que repensar os moldes da Semana Científica, por conta da pandemia do Coronavírus, mas tentamos ao máximo manter a essência do evento. Não vamos ver o nosso campus movimentado, mas esperamos transbordar ciência nas salas on-line. Existe um intenso debate sobre a aplicação da IA na área profissional, para entender até onde ela pode ser aplicada para ocupar empregos tradicionais e que tipo de intervenções podem ser pensadas sobre esse tema. Por isso, é importante destacar que a Semana Científica está sempre antenada com o que está sendo discutido na área da ciência, da política e pela sociedade em geral”, explica o professor Gabriel Martins, integrante do Comitê Gestor da 26ª Semana Científica.  

As atividades envolvem alunos desde o ensino médio até a pós-graduação com apresentação de suas pesquisas. Foram realizadas mais de 50 inscrições de projetos que serão apresentados nessa edição da Semana Científica, oportunizando a comunicação de experiências desenvolvidas no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão. 

“Um evento como este é de suma importância para a academia, pois fomenta a cultura da pesquisa na articulação com o ensino e a extensão, traz pesquisadores renomados nos seus diferentes campos de atuação e regiões do país, mobiliza alunos e professores ao debate e reflexão sobre temas de relevância”, finaliza professora Maria Regina Bortolini, do Comitê Gestor da 26ª Semana Científica da UNIFASE.

O evento é gratuito e aberto ao público. Outras informações e as inscrições estão disponíveis no site: https://www.even3.com.br/scunifasefmp/ 

Related posts

Campanha de Natal no Vale Encantado arrecada mais de 500 brinquedos e promove alegria para crianças do Instituto Ampla Visão

admin

Grandes eventos impulsionam turismo em Petrópolis na baixa temporada

admin

STF homologa delação de Lessa sobre assassinato de Marielle

admin

Deixe um comentário