Destaques Política Últimas Notícias

Vereadores propõem criação do sistema municipal de preservação das nascente e mananciais

Uma iniciativa do vereador Hingo Hammes, com co-autoria do vereador Fred Procópio, pode criar em Petrópolis o Sistema Municipal de Preservação de Nascentes e Mananciais de Água. O sistema, denominado “Nascentes Protegidas”, complementa o trabalho do Comitê Piabanha e visa permitir o mapeamento e a catalogação de nascentes e cursos d’água, abrindo caminho para ações de recuperação e proteção das nascentes, córregos e rios situados em áreas privadas no município.

O projeto de lei, que será levado para primeira e segunda discussão no plenário da Câmara Municipal, prevê, primeiramente, o cadastramento de nascentes e cursos d’água em propriedades públicas e privadas. O cadastro seria elaborado durante um ano, a partir da data da publicação da lei, com comunicação feita pelo próprio titular do domínio ou da posse. A ideia é que o município crie mecanismos para estimular este cadastro para efeito de catalogação e registro.

– Com o mapeamento em mãos, o município terá condições de fazer o monitoramento e atuar no sentido de assegurar a preservação deste recurso natural indispensável. A medida é essencial, especialmente neste momento em que se discute tanto, em todo o país e também no mundo, os severos reflexos da crise hídrica no dia-a-dia da população-, lembrou Hingo Hammes.

O vereador Fred Procópio frisou que a iniciativa reforça o trabalho do Comitê Piabanha, que visa, entre outros objetivos, a despoluição do Rio Piabanha. “O ‘Nascentes Protegidas’ vai nortear o trabalho da Secretaria de Meio Ambiente nas ações de reflorestamento e compensações ambientais, permitindo que sejam elencadas prioridades visando a proteção dos recursos hídricos”, finaliza.

Related posts

TSE recebe pedidos de tropas federais para eleições de 15 de novembro

admin

Rio prepara plano de contingência para enfrentar crise hídrica

admin

Representantes dos três poderes defendem harmonia institucional

admin

Deixe um comentário