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Prefeitura leva equipes da Defesa Civil e Assistência Social para atender em postos avançados

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Defesa Civil, intensifica o trabalho de vistorias com a instalação de postos avançados, para o atendimento à população nas localidades afetadas pelas chuvas de fevereiro. Já nesta segunda-feira (7), as equipes atuaram durante todo o dia no Caxambu e no Vila Militar, regiões onde há 340 imóveis em área de risco remanescente. Além da apresentação das áreas demarcadas, os moradores foram esclarecidos sobre a situação das casas dessas localidades, que receberam laudos de interdições temporárias.  

Nos postos avançados, as equipes oferecem ainda o suporte para os moradores no cadastramento do Registro de Ocorrência (RO). Quem precisou, conseguiu dar entrada ao pedido de vistoria do imóvel durante o atendimento nas localidades. Nesta terça-feira (8), a Defesa Civil vai estar com as equipes na Rua Jacinto Rabelo, no Vila Felipe.

Defesa Civil aumenta efetivo técnico para acelerar vistorias

Para executar o trabalho de vistorias e emissão de laudos com maior celeridade, a Defesa Civil conta com reforço no efetivo. Agora, 30 equipes com engenheiros, geólogos e técnicos, estarão direcionadas para a atuação específica nas regiões afetadas pela chuva do dia 15 de fevereiro. Esse efetivo ampliado vai agilizar a realização das vistorias específicas por imóveis, nos locais de risco remanescente.

Posto avançado centraliza atendimentos da Defesa Civil e Assistência Social

Essa nova etapa de trabalho da Defesa Civil acontece após o trabalho de resposta imediata de atendimento às ocorrências em função da chuva forte. Desde o dia 15 de fevereiro, engenheiros, geólogos e técnicos atuam de forma intensiva nas análises por trechos onde ocorreram os deslizamentos, afetando casas e principalmente, registrando vítimas.

Com o posto avançado, além da Defesa Civil com o cadastramento dos ROs, as equipes da Assistência Social estão no local orientando a população quanto aos procedimentos necessários para a requisição do aluguel social.

Luis Felipe Ferreira Santos, 26, é morador da Waldemar Ferreira da Silva, no Caxambu e apesar de não ter tido a casa afetada, teve que sair da residência que está localizada em área de risco. Para ele, a instalação dos postos avançados nas localidades afetadas em muito vai contribuir no atendimento à população. “Esse serviço é fundamental nesse momento em que as pessoas buscam por informações e ainda temos que lidar com as notícias falsas e assim, a população consegue atendimento”, contou o morador, enfatizando que espera poder voltar para a sua casa.

Com a mesma expectativa, a moradora Elizabeth Tailor de Assis Caetano, de 64 anos, foi buscar atendimento no posto avançado. Já com o laudo da vistoria pronto, ela foi buscar orientações sobre o aluguel social. Desde que saiu de casa no dia 16 de fevereiro, Elizabeth está morando na casa de amigos. “Acho que esse atendimento melhora muito, porque assim não precisamos ficar recorrendo a diferentes lugares para conseguir informações. Nunca pensei que fosse passar por uma situação dessas. É tudo muito difícil, mas estamos conseguindo resolver essas coisas urgentes”, contou Elizabeth, que há 54 anos vive no Caxambu.

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