Cidade Últimas Notícias

Crianças têm tarde de recreação em abrigo do Caxambu

Jogos de mesa, dobraduras de papel, brincadeiras com corda e contação de histórias. A tarde desta sexta-feira (8) foi de recreação para a criançada do ponto de abrigo instalado pela Prefeitura na Paróquia do Rosário, localidade de Santa Isabel, no Caxambu. Alugado à Diocese para receber cadastrados no Aluguel Social que ainda procuram moradias, o lugar acolhe 25 pessoas – na maioria, crianças – de seis famílias.

As atividades infantis foram promovidas pela Secretaria de Esportes, Promoção da Saúde, Juventude, Idoso e Lazer. A recreadora Chiquinha Grande, vestida de palhaça, foi a atração na equipe da secretaria, integrada também por professores de educação física. O grupo vem percorrendo pontos de apoio desde março, com a proposta de ajudar as crianças a superar o trauma vivido por suas famílias.

“Tudo o que aconteceu ainda é muito marcante para as crianças. A recreação traz acolhida, coisas boas, gera alegria e esperança”, disse a recreadora, que liderou as brincadeiras. Chiquinha Grande ilustrou seu comentário relatando a cena infantil que encontrou ao chegar ao lugar, situado ao lado da Capela de Santa Isabel: num monte de areia, no pátio, crianças haviam modelado uma montanha e simulavam a queda de uma pedra.

Entre os participantes das atividades lúdicas estavam quatro filhos de Angelina Rosa Corrêa, 33 anos, desempregada. A casa da família, na Rua João Pomin, Vila Felipe, foi destruída na chuva de 15 de fevereiro. Angelina e as crianças foram transferidas do ponto de abrigo da Escola Municipal Dr. Rubens de Castro Bomtempo, Vila Felipe. Ela contou que já ter moradia em vista e que espera acertar o aluguel neste fim de semana.

O espaço alugado pela Prefeitura em Santa Isabel, na Estrada José Almeida Amado, possui oito dormitórios com banheiros, mais de 160 camas, áreas internas de convivência e alimentação e pátio externo. O lugar, salientou o coordenador do ponto de abrigo, Maicon Campos, proporciona acomodação melhor do que a que era oferecida nas escolas. “Isso ajuda a devolver a dignidade às famílias e a amenizar o impacto da tragédia que sofreram”, afirmou.

Related posts

Brasília recebe primeira Parada do Orgulho da Pessoa com Deficiência

admin

Orquestra Sinfônica Brasileira celebra 80 anos de existência

admin

Semana de Inovação 2020 começa hoje com debates online

admin

Deixe um comentário