Como forma de agradecimento aos profissionais de saúde pelo empenho durante a pandemia da covid-19, os alunos da Educação Infantil da rede municipal de Petrópolis estão participando do projeto “Pandemórias”. As crianças estão preparando músicas, cartas, pinturas, desenhos e presentes que serão entregues a esses trabalhadores.
A primeira homenagem aconteceu nesta segunda-feira (25) no Hospital Nossa Senhora Aparecida, no Valparaíso. Os alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) Professora Hermínia Matheus, no São Sebastião, levaram pinturas e desenhos para os profissionais da unidade. Em agradecimento, a direção do hospital publicou um texto nas redes sociais destacando a visita das crianças.
“Foram dois anos de pandemia onde esses profissionais da Saúde, que estiveram na linha de frente, cuidando dos pacientes com covid-19 se destacaram pelo seu empenho e dedicação. Muitos desses profissionais se infectaram com o vírus e outros perderam a vida por causa dessa doença. Com a chegada da vacina e a população acreditando na ciência, aderindo a vacinação estamos vencendo essa batalha”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
Essa semana todas as unidades estão entregando o que foi produzido pelos alunos para que as equipes da Secretaria de Educação organizem a distribuição em outros hospitais que atenderam pacientes com covid-19 e também uma exposição em local ainda a ser definido pela secretaria.
“Temos trabalhos lindos feitos pelas crianças em gratidão a tudo que esses profissionais fizeram durante a pandemia, que mexeu tanto com as nossas vidas. As crianças também sentiram todos os efeitos da pandemia, foram dois anos fora das salas de aula, perderam o convívio com os amigos e até familiares. Estamos iniciando uma nova fase com o avanço da vacinação”, comentou a secretária de Educação, Adriana de Paula.
A iniciativa do projeto “Pandemórias” é do Departamento de Educação Infantil da Secretaria de Educação e conta com a participação de 87 centros e escolas da rede, envolvendo cerca de 7.500 crianças.