Cidade Destaques Últimas Notícias

Governo do Estado e Prefeitura de Petrópolis promovem mutirão para facilitar acesso ao Aluguel Social

A partir desta quarta-feira (11/05), o Governo do Estado e a Prefeitura de Petrópolis promovem o mutirão #TodosporPetrópolis com o objetivo de facilitar o acesso ao Aluguel Social. Na ação conjunta, que foi acertada no último dia 29 de abril entre o governador Cláudio Castro e o prefeito Rubens Bomtempo, equipes dos governos estadual e municipal vão realizar a revalidação do cadastro do benefício.

– O trabalho em parceria entre os governos vai facilitar a vida do petropolitano, que tanto já sofreu com as fortes chuvas. O objetivo do mutirão é regularizar a situação cadastral de quem precisa de um novo local para morar para ter acesso ao Aluguel Social. Estive na cidade no final de abril para reafirmar o compromisso do Governo do Rio com Petrópolis. O prefeito Rubens Bomtempo e toda a sua equipe também se colocaram à disposição para que este mutirão aconteça e seja um grande passo rumo à reconstrução da Cidade Imperial – disse Cláudio Castro.

O mutirão vai acontecer, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na Casa dos Conselhos Augusto Ângelo Zanatta (sede da prefeitura), e terá quatro semanas de duração. Para um melhor atendimento à população, a ação será dividida por ordem alfabética. É necessário levar a documentação para atualização dos dados e comprovação das informações (abaixo). Vale também informar que todos os beneficiários devem comparecer ao mutirão – quem já alugou um imóvel, quem ainda está desalojado, quem já foi cadastrado pelo Estado e/ou pelo município e, ainda, quem está aguardando para apresentar o contrato.

Equipes da Defesa Civil Municipal estarão no mutirão para tirar dúvidas e entregar os laudos das vistorias das casas que foram interditadas após as fortes chuvas. O documento é um dos requisitos para obter o benefício. O processo de revalidação dos cadastros de quem solicitou o Aluguel Social faz parte do novo formato de pagamento, que será unificado a partir dos próximos meses.

O prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, destacou a participação da Câmara Técnica Tripartite, que é o grupo formado pela Prefeitura, o Governo do Estado e a sociedade civil para acompanhar a operacionalização do Aluguel Social, tendo também o acompanhamento do Ministério Público.

– No primeiro momento após as chuvas, o nosso objetivo era garantir o Aluguel Social o mais rápido possível para as famílias que perderam suas casas. Agora, estamos dando o passo seguinte, que é qualificar os cadastros do Aluguel Social e resolver as pendências. Isso para que o benefício seja garantido àqueles que realmente precisam – disse Bomtempo.

Na última sexta-feira (06/05), ao todo, 1.295 famílias receberam o Aluguel Social pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Serviço:

Mutirão #TodosporPetrópolis – Revalidação do cadastro para Aluguel Social
Local: Casa dos Conselhos Augusto Ângelo Zanatta – Sede da Prefeitura de Petrópolis (Av. Koeler, 260 – Centro)
Horário: 9h às 16h

Calendário:

A e B – dias 11, 12 e 13 de maio
C e D – dias 16, 17 e 18 de maio
E – dia 19 de maio
F e G – dia 20 de maio
H, I e J – dias 23 e 24 de maio
K e L – dias 25 e 26 de maio
M – dias 27 e 30 de maio
N, O e P – dia 31 de maio
Q e R – dias 01 e 02 de junho
S, T e U – dias 03 e 06 de junho
V, W, Y e Z – dia 07 de junho
Repescagem – dias 8, 9 e 10 de junho


Quem deve comparecer:

•    Quem já alugou um imóvel
•    Quem ainda está desalojado
•    Quem já foi cadastrado pelo Estado e/ou pelo município
•    Quem está aguardando para apresentar o contrato

Documentação para revalidação do cadastro do Aluguel Social:

1.    Documento de Identificação de todos os membros da família (RG, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento);

2.    Comprovantes de Rendimentos de todo núcleo familiar:

•    Carteira de trabalho – número, dados pessoais, emprego e página de emprego em branco, se for o caso, comprovando o rendimento ou desemprego e último contracheque (caso haja). 
•    Caso o emprego seja informal, deverá ser fornecida carta de próprio punho da    
  fonte pagadora;

3.    Laudo da Defesa Civil comprovando a perda das condições de habitabilidade do imóvel onde era domiciliada a família afetada.

4.     No caso de locatários: contrato de locação vigente com firma reconhecida e/ou comprovante de residência atualizado (a partir de março de 2022) em nome do beneficiário ou de terceiro desde que faça parte do núcleo familiar e que resida no imóvel;

5.    Comprovante de Residência do imóvel atingido em nome da pessoa que representará a família para fins de recebimento do Aluguel Social, devendo ser priorizado o responsável familiar devidamente inscrito no Cadastro Único; 

6.    Número de Identificação Social – NIS e Relatório do Cadastro Único demonstrando o núcleo familiar (O beneficiário que ainda não possuir o NIS e não for inscrito no Cadastro Único terá um prazo máximo de 90 dias para providenciá-los); 

7.    Comprovante de Conta Bancária da Caixa Econômica Federal-CEF;

8.    Declaração assinada pelo beneficiário de que a família afetada não possui outra residência em condições de habitabilidade (emitida pelo município);

9.    Declaração de propriedade de imóvel assinada (emitida pelo Estado), devendo ser apresentado pelo beneficiário para fins de comprovação de propriedade (caso possua): 
•    Registro Geral de Imóveis;
•    Escritura Pública de Imóvel;
•    Declaração de Posse;
•    Promessa de compra e venda ou quaisquer outros títulos hábeis.

Related posts

Polícia Federal faz nova operação contra fraudes na saúde do Rio

admin

IBGE faz concurso para contratar agentes para censo deste ano

admin

Candidatos podem se preparar gratuitamente para o CNU

admin

Deixe um comentário