Cidade Destaques Últimas Notícias

Indústria é maior geradora de empregos em Petrópolis em 2022, aponta Firjan

A análise feita pela Firjan, a partir da plataforma Retratos Regionais, revela que a indústria (+1.909) foi a maior geradora de empregos em Petrópolis, de janeiro a maio deste ano. O setor de serviços (+659) também garantiu novas vagas nos cinco primeiros meses, contribuindo com o saldo positivo da cidade.  Os dados agregados de todos os setores econômicos (indústria, comércio, serviços e agropecuária) mostram ainda que a cidade acumula 1.946 novos postos de trabalho, mesmo com a perda dos empregos pelo comércio (-621). 

No mês de maio, o setor industrial (+252) e serviços (+254) foram os que mais geraram empregos. O comércio (+63) apresentou pela primeira vez, desde dezembro de 2021,  saldo positivo nas contratações. 

“Esses números nos deixam muito felizes e otimistas em relação aos próximos meses. Percebemos que a nossa indústria tem mantido e gerado novos empregos, o que demonstra a força do setor e a potência para o desenvolvimento econômico do município. O nosso trabalho continua focado em favorecer o ambiente de negócios para dar suporte às empresas que já estão instaladas aqui e para que novas possam chegar, mantendo assim a sustentabilidade dos empregos e a geração de outros”, ressalta Júlio Talon, presidente da Firjan Serrana. 

Números no estado

O estado do Rio de Janeiro abriu, em maio, 20.226 novos postos de trabalho formais, com todos os grandes setores econômicos apresentando saldo positivo. Análise feita pela Firjan a partir da plataforma Retratos Regionais aponta que o setor de Serviços (+10.093) foi o que mais abriu vagas, seguido de Indústria e Construção (+7.588), Comércio (+1.555) e Agropecuária (+990).

A federação ressalta que, na análise municipal, 72 das 92 cidades fluminenses registraram saldo positivo em maio, com destaque para Capital (+7,3 mil), Campos dos Goytacazes (+1,9 mil), Itaperuna (+1,6 mil), Duque de Caxias (+1,5 mil) e Nova Iguaçu (+1,2 mil). Em contrapartida, Rio das Flores (-173) e Itaboraí (-157) foram os municípios fluminenses que fecharam mais vagas no mês.

De janeiro a maio, o estado do Rio acumula saldo positivo de 77.648 novos postos de trabalho formais. O setor de Serviços (+58.456) foi o que criou mais vagas no período, impulsionado pelas contratações de início de ano, em especial no segmento da Educação.

 A Indústria e Construção registrou 29.487 novas vagas no acumulado do ano, com destaque para a construção (+17.929) que nos cinco primeiros meses já acumula saldo superior ao observado em todo o ano de 2021 (+14.179). A Agropecuária abriu 1.514 novos postos de trabalho em 2022. Por outro lado, o Comércio (-11.809) acumula saldo negativo de janeiro a maio, em parte influenciado pelo fechamento das vagas temporárias de fim de ano.

Já a análise municipal aponta que 77 das 92 cidades fluminenses apresentaram saldo positivo de janeiro a maio, com destaque para Capital (+38,7 mil), Niterói (+4,0 mil), Macaé (+3,2 mil), Duque de Caxias (+3,1 mil) e Campos dos Goytacazes (+3,0 mil). Os municípios que mais fecharam postos de trabalho no ano foram Magé (-388) e Itatiaia (-291).

Plataforma Retratos Regionais

A plataforma Retratos Regionais da Firjan tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em painel setorial são disponibilizados dados específicos dos setores industriais.

 Em painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores.

Related posts

TST determina fim da greve dos Correios

admin

Lewandowski toma posse como ministro do TSE

admin

Governo envia ao Congresso projeto que regulamenta a cadeia do ouro

admin

Deixe um comentário