Destaques Política Últimas Notícias

Audiência pública na Câmara debate saúde do homem e a paternidade

Audiência pública realizada na última segunda-feira (11) na Câmara Municipal de Petrópolis reuniu homens e mulheres para uma discussão importante: a saúde do homem e a paternidade. O encontro, presidido pelo vereador Yuri Moura, contou com a participação de homens e mulheres que dividem os cuidados com os filhos e com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde. A deputada federal Talíria Petrone, que atua na luta pelo cuidado igualitário das crianças entre os responsáveis, também contribuiu com o tema, entrando no plenário online para falar sobre o tema.

Ao falar sobre paternidade ativa, um dos eixos da política nacional de saúde integral do homem, o vereador Yuri Moura, ao lado do vereador Domingos Protetor e do presidente da Comissão de Defesa da Saúde da Câmara Municipal, Mauro Peralta, frisou a importância da participação do companheiro durante a gestação, no pré-natal e na criação dos filhos. “A paternidade ativa é uma estratégia que acaba por passar também pela saúde do homem, já que ele se aproxima mais do sistema e tende a despertar para a necessidade do autocuidado”, frisou.

Participaram do debate a superintendente de Atenção à Saúde do Município de Petrópolis, Claudia Respeita; a coordenadora geral de áreas técnicas da Secretaria Municipal de Saúde, Patrícia Pereira Ramos Rodrigues; a coordenadora da área técnica de Saúde do Homem, Maria Eduarda Possato; a coordenadora da área técnica de Saúde da Mulher, Daiane Aparecida de Carvalho Gomes; a presidente do grupo Reage Mãe, Daniela Freitas; a enfermeira Aline Furtado; a mãe, Daniela Brum; o pai Felipe Branco Motta; e o pai Vinícius Ferreira. O pai e criador de conteúdo sobre a paternidade, Sérgio Carolino, também participou da audiência de maneira remota, assim como a deputada federal Talíria Petrone.

A audiência foi marcada após constatação da baixa participação do homem nos programas municipais que fazem parte da política nacional de saúde do homem, incluindo o pré-natal do parceiro, que envolve o cuidado com a saúde também do homem no período da gestação da mulher. Para se ter uma ideia, em 2020, apenas 34 homens fizeram o pré-natal do parceiro. Em 2021, esse número aumentou significativamente, alcançando 156 homens, mas os profissionais entendem que é importante ampliar ainda mais estas ações. Neste ano, 92 homens fizeram o pré-natal do parceiro até o momento.

A audiência pública foi encerrada com a definição de projetos e indicações que podem estimular o cuidado do homem com a saúde e seu envolvimento com a paternidade, incluindo proposta de ampliação da licença paternidade e benefícios a empresas que apoiarem iniciativas neste sentido.

Related posts

Indicação Legislativa defende a inclusão da educação ambiental e de aspectos do montanhismo na grade da rede municipal

admin

Semana de Inovação 2020 começa hoje com debates online

admin

Conmebol aprova novas regras antes do retorno dos torneios de futebol

admin

Deixe um comentário