Cidade Destaques Últimas Notícias

Novidade na Bauernfest, copo ecológico é alternativa sustentável e serve como lembrança do evento

A Bauernfest vai contar com copos ecológicos personalizados. A novidade visa evitar o descarte de plástico na natureza ao mesmo tempo que oferece aos visitantes uma lembrança da 33ª edição do evento. A festa que homenageia a cultura alemã e é a maior do calendário da cidade vai ocorrer entre os dias 12 e 28 de agosto.

A ideia dos copos ecológicos é que eles substituam o uso dos de plástico, que são inclusive proibidos por lei em eventos promovidos pela Prefeitura. Levantamento feito pela Cool Produções, empresa especializada em eventos e responsável pelo fornecimento dos copos aos expositores, aponta que, em média, cada pessoa gasta sete copos de plástico por dia em um evento como a Bauernfest.

Fazendo uma conta simples, se em sete dias a festa receber 35 mil pessoas, por exemplo, 210 mil copos plásticos serão depositados na natureza. Considerando que para produzir um copo gasta-se 0,5 litros de água, a economia chega a 105 mil litros de água. “É uma forma de curtir a festa, mas com consciência ambiental. Sem contar que o público poderá ainda levar o copo para casa e ter uma lembrança da Bauernfest”, disse Antonio Nassif Jr., da Cool Produções.

Dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE) revelam que são jogados no lixo cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia. Muitos acabam em aterros sanitários, no mar, nos rios, matas e ruas, poluindo o meio ambiente e levando até 200 anos para se decomporem.

Em Petrópolis, a preocupação com a sustentabilidade é ainda maior depois das tragédias deste ano e sabendo que a cidade é suscetível a enchentes e deslizamentos. Isso porque o lixo jogado nas ruas, contribui, por exemplo, para entupir bueiros, gerando um problema ainda maior para a cidade.

Levando isso em conta, os copos ecológicos, que poderão ser adquiridos uma única vez pelo visitante da festa, são feitos com o material polipropileno, que é 100% reciclável. Eles respeitam ainda os três R’s de Redução, porque substituem o copo descartável por um durável; Reeducação, conscientizam a população de que todos são responsáveis pelo cuidado com o meio ambiente e, a Reutilização, já que os copos que não forem vendidos podem ser reutilizados em outro momento.

Related posts

Alerj aguarda PGR se manifestar sobre impeachment de Witzel

admin

Prefeito Bernardo Rossi acompanha treinamento de equipes no HMNSE

admin

Mais de 80% dos alunos de licenciatura estão em cursos a distância

admin

Deixe um comentário