Cidade Destaques Últimas Notícias

Câmara realiza sessão solene em homenagem aos 100 anos da Academia Petropolitana de Letras

A Câmara Municipal realizou, na noite desta quarta-feira (03), uma sessão solene comemorativa pelo centenário da Academia Petropolitana de Letras. O evento, conduzido pelo presidente da Câmara, Hingo Hammes, que teve ao seu lado os vereadores Dr. Mauro Peralta, Fred Procópio e Ronaldo Ramos, contou a presença do atual presidente da Academia Petropolitana de Letras, Leandro Garcia, Dom Gregório Paixão, Bispo Diocesano de Petrópolis, Diana Iliescu, diretora-presidente do Instituto Municipal de Cultura, o historiador Joaquim Eloy dos Santos, a professora Maria de Fátima Argon, vice-presidente da APL, Dr. Cléber Franciso Alves, 1º secretário, Dr. Fernando Costa, diretor de relações públicas e cerimonial, Dr. José Afonso Guedes Vaz, 1º tesoureiro, professor Ataualpa Pereira Filho, 2º tesoureiro, o professor Marcelo José Fernandes, 1º bibliotecário e o Capitão Adalberto, do 32º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha.

O Presidente da Casa Legislativa, Hingo Hammes, parabenizou a instituição por seu centenário. “A APL é uma entidade muito importante para a cidade e guarda nossa memória literária e cultural, preservando nossa história e incentivando o surgimento de novos escritores. Fico honrado por presidir esta sessão histórica, ao lado dos demais vereadores presentes, no mesmo local onde, lá atrás, em 1922, foi realizada a instalação da antiga Associação Petropolitana de Ciências e Letras, que posteriormente teve o nome alterado para Academia Petropolitana de Letras. Minhas homenagens a cada um dos acadêmicos que já passaram pela APL, dando sua contribuição para manter este organismo vivo, estimulando de maneira contínua a produção literária tão necessária à formação cidadã e ao desenvolvimento do pensamento crítico”, afirma.

O atual presidente da Academia, Leandro Garcia, relembrou, durante a sessão solene, a história da APL, fundada há 100 anos e funcionando até hoje, sem nunca ter parado seus trabalhos. “A Academia Petropolitana de Letras resiste e honra seu espaço e atuação. Tal fato deve despertar orgulho em todos nós! Devemos ter ações concretas e políticas públicas positivas de valorização da nossa instituição, pois a cultura gera vida, memória e ajuda na promoção da identidade de um povo”, pontua.

Em seguida, Joaquim Eloy, historiador e decano da APL, discursou em nome dos demais acadêmicos e relembrou que a existência da Academia Petropolitana de Letras se deu por iniciativa do seu pai, o intelectual Joaquim Gomes dos Santos, que idealizou a então Associação Petropolitana de Ciências e Letras, João Roberto d‘Escragnolle, que divulgou a ideia, e Reynaldo Chaves, que levou à frente as reuniões para concretizar a iniciativa. Eloy contou, ainda, um momento trágico vivido. “Em determinado período foi-se oferecido o salão nobre do Grupo Escolar Dom Pedro II para realizar reuniões da Academia. O acordo rendeu por anos e lá eram guardados materiais históricos, fotos, livros, documentos, entre outros. Porém, foi uma tristeza imensa quando um Governador autorizou que o Grupo Escolar construísse um anexo para ampliação do educandário e os trabalhadores que fizeram a edificação abriram o colégio e jogaram na praça todo material. Meu pai conseguiu salvar parte da história, que hoje está guardada na minha biblioteca. Quero que todos saibam que a luta foi árdua difícil e trágica, mas resistimos até hoje”, diz.

Em nome de todos os vereadores, Fred Procópio leu uma homenagem à Academia Petropolitana de Letras. “A APL vem sendo movida por quem tem amor pela Língua Portuguesa e pela Literatura e está viva, atuante e sintonizada com as exigências dos novos tempos. Não podemos nos esquecer que Cultura é um direito previsto na Constituição. Literatura e livros são imprescindíveis para a educação de uma nação. A APL é um patrimônio cultural de excelência. Rendo aqui a minha homenagem aos afiliados por esta contribuição tão efetiva para Petrópolis. Vocês nos enchem de orgulho! Que venham outros centenários! Parabéns”, comenta.

Por fim, o Bispo Diocesano de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, rezou um Pai Nosso e falou sobre a importância da Academia de Letras para a cidade. “Ela é fundamental para a produção literária do município, além de ser formada por pessoas que se dedicam a lançar o que há de mais belo em seu coração: palavras belas, cultas e históricas”, finaliza.

SOBRE A APL – 1922 era o ano do centenário de Independência do Brasil e da Semana de Arte Moderna. Intelectuais, artistas, pensadores e políticos trabalhavam no sentido de fomentar a arte, em todas as suas formas. A então sede da Prefeitura de Petrópolis, o Palácio Amarelo foi, no dia 3 de agosto de 2022, palco da reunião que marcou a instalação da associação. O então prefeito Eugênio Lopes Barcellos presidiu o encontro e deu posse à primeira diretoria (ainda provisória) da entidade, eleita naquele mesmo ato. Apenas 20 dias depois, em 23 de agosto, uma nova reunião marcou a aprovação do estatuto e a eleição da primeira diretoria para dirigir a entidade por um ano.

Eugênio Lopes Barcellos ficou na presidência; e José Bento de Freitas Mello e Pedro Lacerda Rocha na vice-presidência. Foram eleitos dois secretários – Joaquim Gomes dos Santos e Eugênio Libonatti; dois tesoureiros – Henrique Mercaldo e Joaquim da Silva Maia Júnior; um procurador – Raul Serrano; um bibliotecário – Raul Affonso Boulanger Uchôa; e dois oradores – Hildegardo Silva e Salomão Pedro Jorge. Assessorando a diretoria foi criado um conselho integrado, com Carmello Paladino, Reynaldo Chaves, Alfredo de Mattos Rudge, Álvaro Machado, Álvaro Moraes, Octavio Alexander de Moraes e Arthur Alves Barbosa. João Roberto d‘Escragnolle assumiu a presidência de honra da associação.

Atualmente, sua sede social se encontra na Casa Cláudio de Souza, na Praça da Liberdade, onde são comuns os eventos sociais e culturais, todos abertos ao grande público, no sentido de democratizar o acesso à cultura e ao saber.

Related posts

Mais ricos estão concentrando cada vez mais renda no Brasil

admin

Pedro do Rio entra em quadra pelas quartas de final

admin

Pesquisa confirma prejuízos de memória em infectados por covid-19

admin

Deixe um comentário