Cultura e Lazer Destaques Últimas Notícias

Prefeitura divulga filmes vencedores do Prêmio Argila

Os filmes vencedores do Prêmio Argila 2022, concedido pela Prefeitura, foram conhecidos nesta quarta-feira (3). As produções podem ser assistidas no YouTube até este domingo.

A Prefeitura e o Petrópolis Film Commission realizaram na quarta-feira (3) a premiação do Prêmio Argila 2022. Foram cinco categorias premiadas, além da homenagem especial ao Arquivo César Nunes, por sua importância histórica e cultural para o audiovisual petropolitano. A solenidade foi virtual e as produções vencedoras ficarão em exibição no canal do YouTube (https://www.youtube.com/PetropolisFilmCommission) até domingo, dia 7.

“Esta foi a primeira edição do prêmio Argila, realizado como forma de reconhecimento e valorização dos trabalhadores do setor audiovisual da cidade. A indústria do cinema gera emprego e renda, além de incentivar o turismo”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

As produções participantes do prêmio Argila foram feitas entre os anos de 2019 e 2021. Dez filmes foram selecionados, cinco receberam o troféu Argila em cada uma das categorias definidas e todos foram contemplados com cachês. “A indústria cinematográfica é importantíssima para Petrópolis, ela faz parte da nossa história, do nosso presente e pode ser determinante para o nosso futuro”, comentou a secretária de Cultura, Diana Iliescu.

A primeira exibição de filmes em Petrópolis aconteceu há 125 anos, em 1º de maio de 1897, no Teatro Cassino Fluminense, onde atualmente fica a galeria do Edifício Profissional. A data é também para alguns pesquisadores um marco do Cinema Nacional, pois a programação continha três filmetes produzidos no país e que seriam os primeiros registros de um filme brasileiro. Desde então a cidade recebeu centenas de filmagens, aparecendo como personagem ou como cenário para os filmes.

O filme Argila, inspiração para o prêmio, foi realizado por Humberto Mauro em Petrópolis, na localidade do Castelo São Manoel, que anos antes havia pertencido a Francisco Serrador, importante nome do circuito exibidor brasileiro do início do século XX, para estabelecer ali a chamada Hollywood Brasileira.

Todos os filmes foram avaliados por um júri especializado, que elegeu três produções nas categorias: Melhor Direção e Roteiro, Melhor Fotografia e Melhor Edição e Montagem. A produção de Melhor Filme, de acordo com o Júri Popular, teve 1.203 visualizações no canal do youtube e recebeu 477 curtidas dos internautas. O júri técnico foi composto por Felipe Herzog, diretor cinematográfico e de telenovelas; Daniel OG, animador e Regina Bortolini, professora e coordenadora da Mostra de Audiovisual de Petrópolis.

“Especialmente nos últimos 10 anos nota se um aumento na produção de diretores petropolitanos e sua consequente participação em cineclubes, mostras, festivais, fortalecendo a cadeia produtiva local e divulgando o nome da cidade”, disse Aline Castella, membro da Petrópolis Film Commission e Coordenadora do Prêmio.

Confira os vencedores do Prêmio Argila 2022:

MELHOR FILME JÚRI POPULAR
Sr. Lino e a sinfonia das badaladas, de Carolina Freitas. Documentário. 3 min. 2020.
https://youtu.be/8M_NWVnHIzM

MELHOR EDIÇÃO E MONTAGEM
PA RIR, de Andressa Hazboun. Ficção. 16 min. 2021.
https://youtu.be/SBpSQh9G6rw

MELHOR FOTOGRAFIA
Cassandra, de Cissa Borges. Experimental. 11 min. 2019.
https://youtu.be/ckMINLbW5VA

MELHOR DIREÇÃO E ROTEIRO
A incrível aventura das sonhadoras crianças contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira, de Beatriz Ohana. Ficção. 14 min. 2020.
https://youtu.be/O_68HbkJBKs

PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI
Lendas do Rio São Francisco para Crianças (de todas as idades), de Raquel Theo, Rose Assis e Rafael Bisbis. Série em 5 episódios: EP 1- 5 min, EP 2- 6 min, EP 3- 9 min, EP 4 – 5 min, EP 5- 6 min. 2021.
https://youtu.be/-Gr3g4aehNw

Related posts

Pedro do Rio entra em quadra pelas quartas de final

admin

Exposição conta, no Rio, história dos periódicos do país

admin

Ministro Barroso diz que reunião equacionou impasse sobre emendas

admin

Deixe um comentário