Cidade Destaques Últimas Notícias

Audiência pública debate inclusão de Petrópolis na Região Metropolitana

PMP

A inclusão de Petrópolis no planejamento urbano do Grande Rio, conduzida pelo instituto estadual Rio Metrópole e apoiada pela Prefeitura, tem audiência pública nesta quinta-feira (15), às 16 horas, na Casa dos Conselhos Municipais Augusto Ângelo Zanatta, na Avenida Koeler, Centro. O encontro vai ser aberto à participação também pela internet, com inscrições prévias no site irm.rj.gov.br/audiencia.html.

A audiência dá continuação a debates iniciados em junho, como parte do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (Pedui/RMRJ). Para a inserção de Petrópolis no plano, várias reuniões presenciais e on-line foram promovidas pela consultoria Quanta, contratada pelo Rio Metrópole, resultando em um diagnóstico socioeconômico e urbano e em propostas de iniciativas de integração regional.

O prefeito Rubens Bomtempo, que tem acompanhado o passo a passo do trabalho, destaca a importância da inclusão efetiva de Petrópolis na Região Metropolitana. “A elaboração de ações estruturantes com os municípios vizinhos é indispensável para o nosso futuro sustentável”, afirma. Os municípios poderão recorrer ao Fundo de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Rio de Janeiro para custear projetos compartilhados.

O debate na audiência desta quinta-feira vai abordar o diagnóstico e o programa de ações, traçados por representantes da sociedade civil, Prefeitura, outros organismos governamentais e instituições acadêmicas. O debate vai ser organizado por temas –economia, gestão pública, habitação e equipamentos sociais, mobilidade, patrimônio cultural, patrimônio natural, saneamento e resiliência ambiental.

A inclusão de Petrópolis no Pedui/RMRJ vem sendo preparada desde 22 de junho, dia do primeiro encontro promovido pela Instituto Rio Metrópole e a Prefeitura, no Centro de Cultura Raul de Leoni, na Praça Visconde de Mauá, Centro. A integração do município ao Grande Rio foi prevista por lei estadual, em dezembro de 2018, seis meses após a elaboração do Pedui – descompasso que motivou o trabalho atual, com encerramento previsto para outubro.

Related posts

Liminar do STF diz que militares não podem intervir em outros poderes

admin

Festival do Chocolate Mundo Mágico ainda possui vagas abertas para expositores

admin

Índice Geral de Preços (IGP-DI) sobe 0,62% em junho, revela pesquisa

admin

Deixe um comentário