Destaques Saúde Últimas Notícias

Outubro Rosa: O papel da enfermagem no tratamento do câncer de mama

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostraram que mais de 66 mil pessoas foram diagnosticadas com o câncer de mama em 2021. Neste Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o diagnóstico precoce da doença, o Centro de Terapia Oncológica (CTO) de Petrópolis destaca também como funciona o tratamento do câncer de mama, que envolve uma área multissetorial.

Após o diagnóstico da doença, além do médico e psicólogo, a enfermagem também tem um papel fundamental. “A equipe de enfermagem é que acolhe esse paciente quando ele entra na sala de quimioterapia. O enfermeiro instrui sobre sinais e sintomas, explica os efeitos colaterais, os cuidados que aquele paciente deverá ter a partir daquele momento na vida social, em relação à imunidade, a vômitos, queda de cabelo, atividade sexual, gestação, hidratação, os cuidados de rotina que ele precisará ter”, explica a enfermeira Diulian Soares do CTO.

De acordo com a enfermeira, muitos pacientes quando chegam para o tratamento questionam se vão fazer a quimioterapia branca ou a vermelha. Ela explica que cada uma é referente a um perfil toxicológico e que a diferença é que uma causa uma queda de cabelo mais rápida, um pouco de náusea e vômitos, enquanto a outra provoca mais cansaço e dormência nas mãos e nos pés.

Também enfermeira do CTO, Crislaine Ucceli Costa destaca que é comum que os pacientes cheguem cheios de dúvidas e incertezas. “A gente tenta minimizar as ansiedades, explicando como vai ser feito esse tratamento, o que é a quimioterapia – um tratamento onde a gente vai puncionar a veia do paciente em um dos braços em um acesso que seja seguro e vai infundir determinadas medicações, entre elas a quimioterapia”, explica.

Segundo Crislaine, o desafio da enfermagem é oferecer a melhor assistência, o melhor apoio para os pacientes. “A gente sabe que é um tratamento difícil, longo, então surgem diversas questões tanto de efeitos colaterais como sociais. A gente tenta dar esse apoio em todos os âmbitos dentro da nossa capacidade”, afirma.Dentro da campanha do Outubro Rosa, Crislaine destaca que a prevenção é fundamental. “Durante todo este mês, reforçamos a importância do diagnóstico precoce, de fazer o autoexame, se conhecer, porque quando a gente descobre a doença em fase inicial as chances de cura são bem maiores”, conclui a enfermeira.

Related posts

‘Combate à fome’ será tema de evento na comunidade do Amazonas, no Quitandinha

admin

Inep anuncia realização do Enade em novembro

admin

Centro de Saúde disponibiliza vagas para realizar exame de mamografia por livre demanda

admin

Deixe um comentário