Destaques Política Últimas Notícias

Câmara aprova projeto que cria a política municipal de enfrentamento ao alzheimer

Projeto de Lei (2985/2022) aprovado nesta terça-feira (25) na Câmara Municipal cria em Petrópolis a Política Municipal de Enfrentamento ao Alzheimer. A iniciativa, do vereador Dr. Mauro Peralta, unifica políticas públicas voltadas para pessoas com alzheimer, seus familiares e cuidadores.

A nova Política Municipal de Enfrentamento ao Alzheimer visa promover atendimento integral para o tratamento destas pessoas no Sistema Único de Saúde (SUS), assim como oferecer acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde e equipes de Saúde da Família. “É importante oferecer as ferramentas necessárias ao diagnóstico, tratamento e assistência a estes pacientes, além de estimular hábitos para promoção de saúde e prevenção de comorbidades”, lembrou o parlamentar, destacando a importância da conscientização e orientação sobre sinais de alerta da doença.

Dr. Mauro Peralta também ressaltou a necessidade de um programa de apoio, orientação e atendimento aos familiares e cuidadores das pessoas com a doença de Alzheimer. “A doença de alzheimer muda, significativamente, o cotidiano das famílias, em especial daqueles que assumem a função de cuidador. Alguns especialistas estimam que um doente exija, em média, cerca de 16 horas de cuidados ininterruptos. São necessárias adaptações na estrutura familiar, no ambiente em que o paciente vive e nas dinâmicas cotidianas. A doença de alzheimer impacta não só a vida do paciente, mas todas as pessoas a seu redor”, apontou.

Como parte do programa e planejamento poderá ser criado um banco de dados para o cadastramento e controle dos pacientes com a doença de alzheimer no município, para diagnosticar os casos já existentes e futuros, para o efetivo controle da doença e o acompanhamento.

O alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva que afeta a memória, o comportamento e outras funções. Os primeiros sintomas são a perda de memória recente, repetição de perguntas, dificuldade para acompanhar conversas, irritabilidade e mudanças de personalidade, entre outros.

O projeto, agora, será encaminhado ao Poder Executivo.

Related posts

Desfile Folclórico marca primeiro domingo da 35ª Bauernfest

admin

Maior parte da população apoia regulação das plataformas digitais

admin

Comitiva vai ao Rio Grande do Sul para ver efeitos da seca

admin

Deixe um comentário