Destaques Política Últimas Notícias

Mulheres que realizaram mastectomia poderão ter direito à fisioterapia na rede pública de Petrópolis

As mulheres que realizaram mastectomia, cirurgia para retirada das mamas, poderão ter direito à realização de fisioterapia de reabilitação nas unidades públicas de saúde do município de Petrópolis. É o que determina o projeto de lei 8.158/21, de autoria da vereadora Gilda Beatriz, que a Câmara Municipal de Petrópolis aprovou, nesta quinta-feira (27). A proposta visa a prevenção e à redução de sequelas decorrentes do processo cirúrgico.

De acordo com a vereadora, caso a lei seja aprovada, o direito se aplicará a todas as mulheres que comprovarem ter se submetido à cirurgia de mastectomia em unidade pública de saúde, com ou sem esvaziamento axilar. O pós-operatório da mastectomia é marcado pela limitação de movimentos nos braços e o encurtamento de musculatura. Neste tratamento, a fisioterapia será utilizada para reabilitação, resultando em ganhos de movimentação e prevenção de aderências e disfunções.

“A fisioterapia para pacientes em tratamento de câncer de mama ajuda na recuperação e na prevenção de complicações da doença, podendo ser usada nas diferentes etapas do tratamento de câncer”, ressalta Gilda Beatriz.

Segundo ela, a Prefeitura poderá firmar parcerias e convênios com instituições para garantir que as pacientes em tratamento de câncer de mama sejam submetidas a essas sessões de fisioterapia desde o início do tratamento até o pós-operatório. “Esse fator vai colaborar muito com a melhoria da qualidade de vida destas petropolitanas”, completa a vereadora.

A fisioterapia de reabilitação será realizada de acordo com o quadro clínico de cada paciente, cabendo aos profissionais de saúde definir que técnica de intervenção terapêutica será aplicada, bem como o número de sessões a serem ministradas.

Related posts

Maioria do STF vota por verba proporcional para negros em eleição 2020

admin

Meio Ambiente promove reflorestamento de área afetada pela tragédia de 2011

admin

MME mantém recomendação de não se adotar horário de verão este ano

admin

Deixe um comentário