A Prefeitura de Petrópolis realiza, nesta segunda-feira (7/11), o “Petrópolis Resiliente”. O evento, que será realizado no Instituto Teológico Franciscano (ITF, na Rua Coronel Veiga), contará com a apresentação do Plano de Contingência para o verão. Além disso, os integrantes do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil serão empossados.
O Fundo Municipal de Proteção e Defesa Civil, regulamentado pela atual gestão, também será apresentado. A previsão de receita para o Fundo é de R$ 100 mil mensais. Este valor representa a metade de todo o orçamento previsto para a Defesa Civil em 2022, feito pelo governo anterior e herdado pela atual gestão – que assumiu no dia 18 de dezembro do ano passado.
“As catástrofes climáticas de fevereiro e março exigem um novo padrão para o combate aos desastres. Sempre tratamos disso como prioridade, e um símbolo disso é a criação da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, em 2013. Agora, estamos criando novos mecanismos para tornar a cidade cada vez mais resiliente”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
O secretário de Defesa Civil, Gil Kempers, destacou que as diretrizes do Plano de Contingência serão debatidas e deliberadas pelo Conselho. “Um plano de ação como o que estamos montando fica mais completo quando ouvimos os moradores, que estão na ponta e entendem a realidade; os técnicos, que têm conhecimento necessário para evitar os desastres; enfim, toda a sociedade”, disse, destacando que a primeira reunião do Conselho irá discutir o plano.
O secretário de Proteção e Defesa Civil destacou que o município fará, ainda, uma grande campanha para que os petropolitanos se cadastrem no sistema de alerta por mensagem de texto (SMS), por meio do número 40199. “Muitas pessoas ainda não conhecem o sistema, que é fundamental para prevenir desastres”, disse. Kempers também destacou outras ações, como o cadastramento de comerciantes da Rua do Imperador para o informe sobre alertas.