Cultura e Lazer Destaques Últimas Notícias

Casa de Petrópolis recebe o autor Bruno Paes Manso para lançamento de livro e debate neste sábado

A Casa de Petrópolis recebe neste sábado (10), o autor Bruno Paes Manso para o lançamento do livro “República das Milícias: dos esquadrões da morte à era Bolsonaro”. O evento será às 19h, com estrada gratuita, e terá um debate com o autor, mediado pela jornalista, Alice Granato. A ação faz parte da programação dos Encontros das Palavras da Casa de Petrópolis.

Amigos de longa data, Alice e Bruno também são colegas de profissão. Durante o bate-papo, vão conversar sobre a trajetória de um repórter, com dicas para quem atua na área e aprofundar sobre os percalços e descobertas do Bruno na investigação da violência urbana.

República das Milícias foi publicado em 2020 pela editora Todavia e foi um dos livros mais vendidos de 2021. Devido ao sucesso, virou podcast pela GloboPlay. Na obra, Bruno aborda as características da milícia, de que forma ela se estabeleceu no Rio de Janeiro e o papel de Jair Bolsonaro e do “bolsonarismo” diante deste cenário.

O autor resgata fatos da história desde 1960, com a formação dos esquadrões da morte e os porões da ditadura militar, as máfias do caça-níquel e o domínio do tráfico, passando pela formação das milícias, o assassinato da vereadora Marielle Franco e chegando à experiência sombria das eleições de 2018.

Os Encontros das Palavras integram a programação do projeto “A Casa é sua! – Encontros da Casa de Petrópolis” e tem o apoio do Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do edital Retomada Cultural 2.

Sobre o autor

Bruno Paes Manso é doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2012), com mestrado em Ciência Política também pela USP (2003).Graduado em Economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (1993) e em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica (1996). Pós-doutor pelo Núcleo de Estudos da Violência da USP, onde atua atualmente como pesquisador.

É pesquisador-pleno do grupo de pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade, ligado à Escola de Comunicação e Artes (USP) e ao Instituto de Estudos Avançados (USP). Foi visiting fellow no Centre of Latin American Studies da Universidade de Cambridge (2016). Tem experiência na área de Ciência Política, Sociologia, Comunicação e Jornalismo, com ênfase em Sociologia Urbana e Criminologia.

Sobre a jornalista

Alice Granato é jornalista e escritora, com 30 anos de experiência profissional. Já trabalhou nas principais redações do país, entre elas do Jornal da Tarde, O Estado de S. Paulo, Revista Veja, Revista Serafina, da Folha de S. Paulo, Editora Globo e Jornal O Globo. Alice atua na área de Cultura, colabora com diversas publicações e é autora dos livros “Sabor do Brasil”, e “Fabricando Chocolate”, da editora Sextante Artes e do infantil “Saborzinho do Brasil”, da Bazar do Tempo.

Alice é também diretora-executiva do Acervo Ivald Granato, que reúne a obra do seu pai, o artista plástico brasileiro Ivald Granato (1949-2016). O acervo tem a missão de cuidar,  preservar e difundir sua obra, história e memórias.

Related posts

Balcão de Empregos da Prefeitura: mais 177 vagas para esta semana

admin

TCU aponta perdas de R$ 1,2 bilhão com vacinas vencidas

admin

Operação policial faz oito prisões e apreende 63 celulares em Brasília

admin

Deixe um comentário