Destaques Esporte Últimas Notícias

Confira como estão os campeonatos municipais de futebol nas categorias de base de Petrópolis

Os campeonatos municipais de futebol de campo de Petrópolis nas categorias de base estão chegando às rodadas decisivas da fase classificatória. No momento, o EC Corrêas lidera as disputas em três das quatro categorias. Neste ano, as competições estão sendo realizadas do sub-11 ao sub-17. Além disso, os campeonatos de 2022 contam com uma novidade: a organização da competição é da Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Esportes, em parceria com a Liga Petropolitana de Desportos (LPD).

As competições em Petrópolis acontecem através do Projeto Agita Futebol. O programa foi contemplado pelo Ministério da Cidadania, através da Secretaria Especial do Esportes do Governo Federal e abrange a compra de materiais esportivos para os clubes, premiação dos campeonatos e os valores da taxa de arbitragem de cada partida das competições. Além disso, os profissionais dos clubes que participam dos campeonatos estão recebendo um curso de capacitação, com o coordenador técnico das categorias de base do Fluminense, Marcelo Veiga.

Dentro de campo, as disputas estão chegando à fase de definição das equipes que vão para as semifinais e pré-semifinais da competição. São mais de 700 atletas inscritos para os campeonatos e cerca de 75 partidas realizadas até o momento. O EC Corrêas é o líder em três das quatro categorias em disputa neste ano.

De acordo com a fórmula de disputa, em todas as categorias as equipes se enfrentarão em turno único durante a fase classificatória. Os dois primeiros colocados avançam para as semifinais. As equipes do terceiro ao sexto lugar se enfrentaram em jogos únicos de “pré-semifinais” (3ºx6º e 4ºx5º), para definição de quem também avança para as semifinais. Os terceiros e quarto lugares jogarão em casa. Em caso de empate, a vaga será decidida nos pênaltis.

Quem vencer no confronto entre o terceiro e o sexto colocado, jogará com o segundo colocado da fase classificatória. O primeiro colocado do geral enfrentará nas semis o vencedor da disputa entre o quarto e o quinto colocados. As semifinais serão disputadas em dois jogos, com vantagem de decidir em casa e empate no placar agregado para os dois primeiros na fase anterior. Na final, a equipe de melhor campanha na fase classificatória, decide em casa com vantagem do empate no placar agregado.

Confira como está a situação de cada categoria no campeonato municipal.

Sub-11:

Com cinco rodadas realizadas, o EC Corrêas lidera a categoria de forma invicta, com 4 vitórias em 4 jogos, tendo conquistado 12 pontos. A equipe é seguida pelo EC Cascatinha, que no segundo lugar com 10 pontos, ainda não perdeu na competição e tem 3 vitórias e um empate. O Serrano FC é o terceiro colocado , com 6 pontos. EC Vera Cruz, Carangola FC e AM Oswaldo Cruz têm 4 pontos cada um. O Laginha FC está na sétima posição, com um ponto conquistado.

A artilharia da competição tem quatro atletas empatados com a mesma quantidade de gols. Davi Macachero e Pedro Haider, do Cascatinha, e Davi Vieira e João Guilherme, do Corrêas, balançaram as redes quatro vezes cada um. O EC Corrêas é o atual pentacampeão do Sub-11, com os títulos conquistados em 2016, 2017, 2018, 2019 e 2021.

Sub-13:

No momento, com 5 vitórias em 5 jogos, o EC Corrêas lidera a disputa da categoria com 15 pontos. Empatados na segunda posição com 12 pontos estão o Serrano FC e o EC Cascatinha. O quarto colocado é o EC Vera Cruz, com 9 pontos e o AM Oswaldo Cruz, é o quinto com 6 pontos. Carangola FC e Laginha FC têm 3 pontos cada um, na sexta posição. Já o Boa Esperança FC ainda não pontuou no campeonato.

Após cinco rodadas, o atleta Breno Souza do EC Corrêas é o artilheiro da competição com 9 gols marcados. Em 2021, o Serrano FC foi o grande campeão da categoria.

Sub-15:

A categoria sub-15 é mais uma liderada pelo EC Corrêas. A equipe possui 12 pontos, com 4 vitórias em 4 jogos, na disputa para atletas até 15 anos. O Serrano FC, que tem 3 vitórias e 2 empates no campeonato, é o segundo colocado com 11 pontos. EC Vera Cruz e Laginha FC dividem a terceira posição com 7 pontos. Logo atrás, na quinta colocação estão o Oswaldo Cruz e o Carangola com 6 pontos cada. O Cascatinha é o sétimo colocado com 3 pontos e o Boa Esperança vem logo atrás, ainda sem pontuação.

Faltando apenas um jogo para o complemento da sexta rodada, a categoria tem quatro atletas empatados na artilharia. Guilherme Mesquita, do Corrêas, Luiz Fernando, do Carangola, Lucas Fonseca, do Laginha, e Yago Carvalho, do Vera Cruz, possuem 3 gols cada. O EC Corrêas é o atual campeão da categoria e busca o bicampeonato.

Sub-17:

O sub-17 é a única que não é liderada pelo EC Corrêas. Com seis vitórias em seis jogos, e 18 pontos conquistados, o Serrano FC é o primeiro colocado de momento da categoria. A equipe de Corrêas ainda não perdeu na competição, e está em segundo lugar com 13 pontos. Carangola, com 10 pontos, Vera Cruz com 9, e Laginha com 5, estão logo atrás na classificação. Em sexto lugar está o Itaipava EC, com 4 pontos. A equipe é seguida pelo Cascatinha, Oswaldo Cruz e Boa Esperança.

O EC Corrêas busca o tetracampeonato da categoria, já que foi o vencedor em 2018, 2019 e 2021. Na artilharia do campeonato está Enzo da Silva, do Serrano, com 7 gols marcados.

Related posts

Alerj conclui relatório sobre irregularidades na Saúde do Rio

admin

MPF quer solução para navios abandonados na Baía de Guanabara

admin

Segurança em Itaipava avança com 3ª Cia da PM e é tema de reunião do Petrópolis Convention

admin

Deixe um comentário