Destaques Política Últimas Notícias

Câmara aprova projeto que amplia a rede do Conselho Tutelar na cidade e consolida legislação

A Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira (28), Projeto de Lei que amplia a rede do Conselho Tutelar na cidade e consolida a legislação que trata do tema. O projeto, de autoria do Executivo, foi elaborado com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, garantindo a adequação de Petrópolis às determinações do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Entre as principais mudanças estão a criação do terceiro Conselho Tutelar – hoje a cidade tem dois, com cinco conselheiros cada.

O projeto foi entregue ao presidente da Câmara, vereador Júnior Coruja, pela presidente do CMDCA, Luciane Bomtempo, que esteve na sede do Legislativo para falar aos parlamentares sobre a importância da iniciativa. Também estiveram presentes os promotores da Infância e Juventude, Vicente de Paula Mauro Junior e Odilon Medeiros.

“Criar o terceiro Conselho Tutelar em nossa cidade significa ampliar a rede de garantia de direitos na qual esse importante órgão é o principal ator, sendo a principal porta de entrada para denúncias e diligências envolvendo as crianças e adolescentes. Também entendemos a dificuldade que os conselheiros tutelares enfrentam pela geografia de nossa cidade: ter a sede dos conselhos tutelares mais próximo da população impacta positivamente no atendimento”, afirmou o vereador Júnior Coruja.

Relator do projeto, o vereador Fred Procópio lembrou que a nova legislação traz um novo arcabouço jurídico, que garante mais segurança a todo o sistema de proteção da criança e do adolescente. “A legislação nacional prevê um conselho tutelar para cada 100 mil habitantes. Petrópolis já ultrapassou os 300 mil habitantes e, por isso, está fazendo as adequações necessárias”, explicou, detalhando que o primeiro núcleo vai cobrir todo o primeiro distrito e uma parte do segundo; o segundo núcleo, parte do segundo distrito e parte do terceiro distrito; e o terceiro núcleo, as áreas de Araras, Itaipava, Pedro do Rio, Posse e Brejal, entre outras.

O projeto aprovado na Câmara, agora, retorna ao Executivo para sanção.

Related posts

STF deve finalizar julgamento de recursos sobre piso da enfermagem

admin

Anac autoriza modificações em aeronaves para transporte de pacientes

admin

Comissões especiais da Câmara já fizeram mais de 200 questionamentos a prefeitura sobre as chuva

admin

Deixe um comentário