Cidade Destaques Últimas Notícias

Prefeitura cria o 3º Conselho Tutelar de Petrópolis

Petrópolis terá o 3º Conselho Tutelar. A criação, proposta pela Prefeitura, foi aprovada nesta terça-feira (28) pela Câmara Municipal por 11 votos favoráveis.

A secretária-chefe de Gabinete e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Luciane Bomtempo, e o coordenador Especial de Articulação Institucional, Marcus São Thiago, estiveram na Câmara Municipal no início da tarde, para protocolar o projeto de lei da Prefeitura.

“A criação do 3º Conselho Tutelar atende a uma resolução do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), que estabelece o mínimo de um Conselho Tutelar para cada 100 mil habitantes. E Petrópolis já passou dos 300 mil habitantes. Esse projeto de lei da Prefeitura foi construído com participação popular. Ouvimos o CMDCA e os promotores da Infância e da Juventude da cidade”, disse Luciane Bomtempo.

Antes da sessão da Câmara, Luciane Bomtempo e São Thiago se reuniram com os vereadores para debater o projeto. Também estavam presentes: conselheiros do CMDCA e os promotores da Infância e da Juventude de Petrópolis, Vicente de Paula Mauro Júnior e Odilon Lisboa Medeiros.

“Para nós, é motivo de muito orgulho a criação do novo Conselho Tutelar. O prefeito Rubens Bomtempo criou o primeiro, em 2003. O nosso vice-prefeito Paulo Mustrangi criou o segundo, em 2011, quando foi prefeito. E agora os dois juntos estão criando o terceiro. Isso mostra o quão importante é para o governo essa pauta da defesa dos direitos da criança e do adolescente”, disse Luciane Bomtempo.

Promotores da Infância e da Juventude defendem a criação

Promotor Vicente de Paula Mauro Júnior:

“Petrópolis tem uma dimensão territorial bastante ampla. Principalmente do lado dos distritos. Certamente o atendimento às crianças e aos adolescentes será melhorado a partir do momento em que nós tivermos mais conselheiros trabalhando nessa região. Eram indispensáveis a adequação da lei e a criação do terceiro conselho”.

Promotor Odilon Lisboa Medeiros:

“Nós já temos 300 mil habitantes, então (com o terceiro conselho) vamos atender muito melhor à população. E essa lei é não só para criar o terceiro Conselho Tutelar, mas também para adequar o seu funcionamento, para que a população seja muito melhor atendida, e para que a gente tenha um processo eleitoral muito mais tranquilo e muito mais democrático”.

11 votos favoráveis

Os 11 vereadores que aprovaram o projeto foram: Júnior Coruja, Domingo Protetor, Eduardo do Blog, Fred Procópio, Gil Magno, Gilda Beatriz, Hingo Hammes, Júlia Casamasso, Léo França, Marcelo Chitão e Marcelo Lessa.

“Quero dar parabéns pela atitude do governo municipal, através do prefeito Rubens Bomtempo e da nossa querida Luciane. Se Deus quiser, vamos proteger as nossas crianças de todo o município”, disse o presidente da Câmara, vereador Júnior Coruja.

Related posts

Pesquisa do IBGE mostra subnotificação de roubos e furtos no Brasil

admin

Comissão especial da Câmara para análise do contrato da Águas do Imperador faz oitiva com comissão de fiscalização da subconcessão

admin

Criança com AME recebe recursos para remédio mais caro do mundo

admin

Deixe um comentário