Uma das datas mais importantes do calendário comercial brasileiro, o Dia das Mães acendeu a expectativa de boas vendas este ano com um aumento de 7% a 10% em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-Petrópolis) o comércio vem investindo em diversificação de produtos, promoções e prazos de pagamento. E a data promete ser de bons resultados não apenas para lojas de moda e calçados, mas de acessórios, gastronomia, decoração e outros nichos de mercado. A previsão é de intensificação das compras já neste final de semana até a data comemorativa, no domingo dia 14.
“É uma data que movimenta a família que programa um passeio gastronômico, uma sessão especial no cinema, assistir a uma peça de teatro e tudo mais que alcança a criatividade do empresário e também dos filhos que querem presentar com originalidade”, analisa o presidente da CDL Petrópolis, Cláudio Mohammad, que frisa ainda a importância do consumidor prestigiar o comércio local. “Faz a economia girar, garante empregos diretos e impulsiona a expansão de novos negócios”, destaca.
O comércio vem se reinventando e se adaptando às novas formas de consumo que hoje também passa pela sustentabilidade. “Além disso, o consumidor também quer prazo e valores especiais e os lojistas têm se aplicado para oferecer produto e preços. E, para os filhos, o Dia das Mães é uma data que não pode passar em branco. Unindo esses dois lados é uma oportunidade de bom faturamento e de boas compras”, completa Cláudio Mohammad.
Petrópolis tem também um comércio pulverizado em toda a cidade, com destaque para o Centro Histórico, o polo de modas da Rua Teresa e o do Bingen e de Itaipava. Porém, há bares, restaurantes e lojas variadas em todos os distritos. Entre os presentes mais procurados pelos consumidores estão roupas, calçados, acessórios, perfumes e chocolates, mas a data vem aquecendo desde a venda de artigos de decoração até a de plantas. Para atrair ainda mais clientes, muitos estabelecimentos estão oferecendo promoções e descontos especiais, além de condições facilitadas de pagamento.
Segundo a CDL, o comércio de Petrópolis vem se recuperando gradualmente da crise provocada pela pandemia seguida da tragédia das chuvas, mas ainda enfrenta desafios. “É importante que os consumidores valorizem o comércio local e prestigiem as lojas da cidade. Assim, estamos contribuindo para a retomada da economia e ajudando a manter os empregos”, destaca Cláudio Mohammad.