Cidade Destaques Últimas Notícias

Encontro reúne técnicos e representantes comunitários para discutir a implantação da USF da Comunidade Oswaldo Cruz

Um encontro no Palácio Itaboraí na manhã desta terça-feira (23) reuniu autoridades e técnicos da Prefeitura e da Fiocruz e representantes comunitários para discutir a implantação de uma unidade demonstrativa de Saúde da Família na Comunidade Oswaldo Cruz, em Petrópolis, mediante a gestão compartilhada entre a Secretaria de Saúde e a Fiocruz. 

Na ocasião, foi apresentado o resultado do Diagnóstico Rápido Participativo (DRP), feito pela equipe do Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde, da Fiocruz em Petrópolis. Nele, foram apontadas as principais demandas da Comunidade Oswaldo Cruz e da Vila São José, territórios que serão atendidos pela unidade de saúde. Em um clima de colaboração, foram ressaltados pontos de atenção e a necessidade de uma atuação intersetorial, como a preocupação ainda com questões ambientais. 

Felix Rosenberg, diretor do Fórum Itaboraí, ressaltou a importância desta unidade de saúde para o território, garantindo o acesso daquela população – que enfrenta diversos desafios, como dificuldade de acesso e de transporte – à atenção básica. Ele acredita que este projeto poderá constituir um modelo inovador que possa ser reproduzido em outros territórios já que é a primeira vez que uma nova unidade de saúde se organiza a partir de uma consulta ampla da população usuária. A ideia é reforçada por Anamaria Corbo, diretora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fiocruz (EPSJV). “A gente trabalha no Brasil inteiro, então talvez o que a gente vai construir aqui pode ser piloto de estratégias, de pensar em outros lugares do estado do Rio de Janeiro, do nosso país”, afirma. 

Vice-presidente da Fiocruz de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), Hermano Castro destaca que a experiência de implantação desta unidade será enorme, com a Secretaria de Saúde passando o que tem de melhor para o sistema local e agregando aquilo que a Fiocruz pode levar de informação e de formação, potencializando as ações de saúde. “Eu acho que esse é o sentido dessa reunião, potencializar, melhorar e levar a saúde pública para todos, com integralidade, equidade, tudo o que a gente defende como princípio básico”, afirma.

Durante a reunião, que durou mais de duas horas, o prefeito Rubens Bomtempo ressaltou que o processo para instalação da unidade está caminhando e que em breve o resultado estará concretizado. “E, a partir de então, novos desafios vão surgindo. Saindo do campo das ideias, do que estamos imaginando e o campo real sempre tem muitos ajustes a serem realizados”, disse. 

Marcus Curvelo, secretário municipal de Saúde, acrescenta que a implantação deste PSF será uma etapa importante. “A gente vê as políticas públicas se aproximando da sociedade, da comunidade, e especificamente dos indivíduos, da família, reduzindo as grandes desigualdades existentes”, destacou. 

Quem também participou do encontro foi o diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fiocruz (ENSP), Marco Menezes. Para ele, o início conjunto do processo, com a participação da comunidade e do poder público, é fundamental. “Este é um momento muito importante de integração institucional, de experiência coletiva, de aprendizado. Pensar essas inovações, certamente vai trazer impacto para o município, logo para outras áreas, para outras regiões”, diz. 

Moradores das comunidades que serão atendidas pela unidade estão na expectativa. Segundo o presidente da Associação de Moradores da Comunidade Oswaldo Cruz, Reinaldo de Souza Santos este será um avanço importante para a região. “A gente nunca teve um posto de saúde. E temos moradores acamados, muitos idosos, pessoas com deficiência, então ter essa unidade será muito importante”, diz. Leda Lopes Serrano, presidente da Associação de Moradores da Vila São José lembra que os moradores do território precisam fazer grandes deslocamentos para ter atendimento médico. “A inauguração dessa unidade mais próxima será um sonho que será realizado”, conclui. 

Related posts

Iphan e Ibram vão recuperar obras de arte danificadas por terroristas

admin

Polícia realiza apreensão de munição em Araras

admin

Empresas podem captar recursos do Imposto de Renda para a doação a projetos sociais

admin

Deixe um comentário