O escritor e cientista José Luiz Alquéres irá lançar na próxima sexta-feira (23.06), o livro “Uma Crônica da Ciência no Ocidente”, às 17h, na Casa de Petrópolis Instituto de Cultura. O evento contará com a presença do autor e convidados para uma mesa de debate sobre a obra. O autor enfatiza em livro a urgente necessidade de abordar as Ciências e Humanidades de maneira integrada, visando alcançar, em apenas uma geração, a sustentabilidade do planeta Terra. A entrada é gratuita.
Engenheiro com sólida formação científica e amante da literatura, Alquéres, propõe neste livro o diálogo entre as ciências e artes ao longo da história, visando a formulação de um projeto viável para a sobrevivência da sociedade. Em meio à crise climática, o autor busca no patrimônio cultural mundial as soluções para os desafios globais, ressaltando a importância de cientistas e artistas se preocuparem com o futuro.
“Durante a escrita do livro, ao me deparar com os paradigmas científicos superados a partir de Thomas Kuhn, fui contaminado pelo espírito da natureza. E ao estudar o fundamento da razão ambiental, entendi que o homem precisa mudar a mentalidade, aprender a viver na Terra. Foram 500 gerações que destruíram o planeta e agora temos apenas uma geração para consertar o que foi feito”, comenta Alquéres.
O livro começa com uma abordagem cronológica das civilizações, mas gradualmente mergulha no fascinante universo das ciências, com uma linguagem didática que se torna mais sofisticada à medida que avança no tempo.
“Estou feliz em receber um intelectual da qualidade de José Luiz Alquéres, que vai nos guiar por uma viagem da História da Ciência no Ocidente”, destaca Luiz Aquila, diretor de Arte e Cultura da Casa de Petrópolis.
O lançamento do livro “Uma Crônica da Ciência no Ocidente” acontecerá na Av. Ipiranga 716 – Centro. O espaço conta com estacionamento rotativo. O evento é uma realização da Casa de Petrópolis com o apoio do IHP – Instituto Histórico de Petrópolis, Casa Stefan Zweig e da SAMI – Sociedade Amigos do Museu Imperial.
Sobre o autor
José Luiz Alquéres nasceu em 1944, no Rio de Janeiro. Após estudar Engenharia Civil na PUC-Rio trabalhou no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE) e realizou estágios nos Estados Unidos na área de planejamento urbano e regional.
Ao retornar ao Brasil, tornou-se professor da PUC e trabalhou em diversas empresas de engenharia. Ingressou na Eletrobrás em 1972 e ocupou cargos de destaque, participando do planejamento do setor elétrico e contribuindo para o saneamento financeiro da empresa.
Alquéres também atuou como presidente da Companhia de Eletricidade do Rio de Janeiro (Cerj) e do Comitê Brasileiro do Conselho Mundial de Energia (CBCME). Em 1993, assumiu a presidência da Eletrobrás, onde promoveu a participação do capital privado e o desenvolvimento do parque gerador de energia elétrica.
Após deixar a Eletrobrás em 1994, Alquéres atuou na iniciativa privada como diretor-executivo da Companhia Bozano Simonsen e presidente da Alstom Brasil. Ele também foi um dos principais articuladores do consórcio Rio Minas Energia, responsável pela aquisição do controle acionário do grupo Light.
Além de suas atividades profissionais, Alquéres publicou o livro “Petrópolis” em 2002, ilustrado por Mario Penna Bhering.