O aguardado Festival de Fondue, Caldos e Cremes de Petrópolis entra em sua segunda semana proporcionando aos moradores e visitantes uma experiência gastronômica que aquece os corações em pleno inverno. Com início no dia 30 de junho e duração até 30 de julho, o evento já é sucesso, encantando os paladares mais exigentes e transformando a cidade em um refúgio de inverno ainda mais irresistível. Para este segundo final de semana de festival, a ocupação hoteleira é estimada em 80%. Organizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau, o festival é um estímulo para movimentar a cidade também em dias úteis. A programação e os participantes estão relacionados no site www.visitepetropolis.com.
“Nesta alta temporada de inverno temos também os festivais culturais e um festival gastronômico como este complementa e harmoniza com os demais. A meta é que o turista tendo uma programação farta unindo boa mesa e atrações culturais prolongue sua estadia”, afirma o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Samir el Ghaoui.
Com uma participação recorde de 75 bares, restaurantes, cafeterias e delicatessens, o festival oferece uma ampla variedade de fondues, caldos e cremes, preparados por talentosos chefs locais. Desde queijos derretidos até chocolates sedutores, os pratos especiais apresentam uma explosão de sabores que vão conquistar todos os sentidos dos apaixonados pela gastronomia.
Nesta segunda semana de Festival, os visitantes poderão se deliciar com clássicos tradicionais, como fondue de carne, queijo e chocolate, bem como se surpreender com criações inusitadas, como fondue de coxinha, doce de leite, goiabada e leite Ninho com Nutella. Além disso, os caldos e cremes exclusivos, como o caldo de sururu e o creme de cogumelos trufados, prometem agradar até os paladares mais refinados.
O Festival de Fondue, Caldos e Cremes de Petrópolis não se limita apenas à rica variedade gastronômica. Os participantes também têm a oportunidade de participar de oficinas, que ocorrem em diferentes espaços da cidade, incluindo shoppings do Centro Histórico e Itaipava. Essas oficinas permitem que o público coloque a mão na massa, aprenda novas receitas e descubra as melhores combinações para harmonizar o fondue com suas bebidas prediletas da estação.
O Festival tem a previsão de trazer um faturamento de R$ 6 milhões e se consolida como um dos principais do país impulsionando a economia da cidade em 30 dias de evento no auge da temporada de inverno. O Petrópolis Convention & Visitors Bureau projeta uma venda de 30 mil pratos no período, além de estimar a harmonização de vinhos e cerveja impulsionando as vendas.
O Festival de Fondue, Caldos e Cremes conta com o patrocínio do Pátio Petrópolis Shopping, Euro Colchões e Bruna Alink Hair, reforçando o apoio de importantes empresas à realização deste evento tão aguardado.
Festival interage com o público com as oficinas gastronômicas
E o Festival também vai interagir com o público e de forma deliciosa: chefs vão ensinar receitas, dicas e segredos dos pratos em oficinas gratuitas. As inscrições estão abertas no seguinte link e também na hora da oficina (se ainda houver vagas). E nas oficinas não pode faltar os clássicos: os chefs vão ensinar os segredos do fondue de queijo e de chocolate. Mas, também vão mostrar receitas deliciosas como os caldos de creme de ossobuco com batatas e agrião, de cebola com queijo gouda e até mesmo dar uma palinha de um ingrediente diferenciado, que é um pão tipo francês sem glúten. Toda a programação das oficinas também está disponível no site www.visitepetropolis.com
Confira a programação das oficinas:Arcádia Mall ItaipavaDia 01 – às 13h, com a chef Adriana Marchese – creme de ossobuco com batatas e agriãoHipershopping no Alto da SerraDia 15, às 17h30 – oficina com o Senac (tema a definir)Dia 22, às 17h30 – chef Gabriel Frazão – creme de cebola com queijo goudaDia 29, às 17h30 – chef Priscila Costa – pão tipo francês sem glútenShopping Vilarejo – ItaipavaDia 08, às 17h – chef Nelson Bastos – fondue de queijo e chocolatePátio Petrópolis Shopping – Centro HistóricoDia 14, às 18h, chef Daniely Scherer – oficina de caldos