Destaques Educação Últimas Notícias

Prêmio literário da Biblioteca Nacional inclui tradição oral ancestral

Por Vinícius Lisboa – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro

A Biblioteca Nacional recebe até o próxima sexta-feira (28) inscrições de autores para seu tradicional prêmio literário, realizado desde 1994. Neste ano, a novidade foi a inclusão da categoria que contempla cantos ancestrais e narrativas da oralidade, recolhidas no Brasil, entre povos originários, ribeirinhos e de matrizes culturais, o Prêmio Akuli.

A premiação para os textos de tradição oral homenageia Akuli, jovem sábio da tribo Arekuná. A Biblioteca Nacional resgata que ele foi um exímio narrador de histórias ancestrais, e que a literatura oral sobre Macunaíma, que Akuli transmitiu ao cientista alemão Theodor Koch-Grünber, foi determinante para a obra de Mário de Andrade.

O presidente da Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi, explica que premiar a tradição oral em um prêmio literário agrega a perspectiva de um olhar delicado sobre a memória oral.

“A ideia é privilegiar a produção oral, quando ela passa a integrar a fixação, o livro, a memória que se recupera – porque a Biblioteca Nacional também é a casa da memória”, afirma.

Para se inscrever no prêmio é preciso ter nacionalidade brasileira e ter obras inéditas (1ª edição) redigidas em língua portuguesa e publicadas por editoras nacionais, entre 1º de maio de 2022 e 30 de abril de 2023. Autores independentes também podem concorrer, desde que a obra esteja em Depósito Legal e traga impresso o número do ISBN (International Standard Book Number). 

O vencedor de cada uma das 10 categorias recebe o prêmio de R$ 30 mil. Os resultados serão divulgados no Diário Oficial da União e no portal da Biblioteca Nacional, em 27 de outubro.

Serão analisados pelas comissões julgadoras critérios: qualidade literária, originalidade, contribuição à cultura nacional, criatividade no uso dos recursos gráficos e excelência da tradução.

Conheça as 10 categorias do prêmio:

● Poesia (Prêmio Alphonsus de Guimaraens)

● Romance (Prêmio Machado de Assis)

● Conto (Prêmio Clarice Lispector)

● Tradução (Prêmio Paulo Rónai)

● Ensaio Social (Prêmio Sérgio Buarque de Holanda)

● Ensaio Literário (Prêmio Mario de Andrade)

● Projeto Gráfico (Prêmio Aloísio Magalhães)

●Literatura Infantil (Prêmio Sylvia Orthof)

● Literatura Juvenil (Prêmio Glória Pondé)

● Histórias de Tradição Oral (Prêmio Akuli).

Related posts

Ministério da Saúde aumenta em 30% repasses ao Samu 192

admin

Marcha da Maconha em São Paulo defende não proibição às drogas

admin

Brasil terá 23 novas plataformas de produção de petróleo até 2028

admin

Deixe um comentário