Cidade Destaques Últimas Notícias

Vereador defende reforço na divulgação sobre novo texto da lei da laqueadura

Indicação Legislativa de autoria do vereador Hingo Hammes aprovada na última terça-feira (15) na Câmara Municipal torna obrigatória a afixação de cartazes nas unidades públicas de saúde com informações sobre a Lei da Laqueadura (Lei Federal nº 14.443/2022). A lei alterou a Lei Federal nº 9263/1996 e estabeleceu nova idade mínima para o procedimento: 21 anos. Também revogou da necessidade de consentimento expresso de ambos os cônjuges para a realização do procedimento.

O vereador Hingo Hammes explica que a divulgação das informações vai ampliar o acesso da população ao procedimento, que faz parte do programa de planejamento familiar. “Não é mais necessária a autorização de cônjuge, como previa a legislação de 1996. Foi alterada também a idade mínima para fazer laqueadura ou vasectomia, que foi de 25 para 21 anos. Outra alteração trazida pela Legislação Federal é que ter filhos não é mais um requisito para acessar o serviço”, explicou

Com a alteração da Lei Federal nº 9263/1996, as mulheres também podem fazer a laqueadura logo após o parto, o que era proibido anteriormente. “São alterações que representam um grande avanço na liberdade do planejamento familiar. É essencial que o município promova ampla divulgação sobre o tema, garantindo que as mulheres tenham acesso às orientações corretas”, finalizou o vereador.

A Indicação Legislativa, agora, será encaminhada ao Poder Executivo para análise.

Related posts

Médica do CTO alerta para aumento de casos de câncer colorretal no Brasil

admin

Clube Petropolitano terá três matinês de carnaval

admin

Isaquias Queiroz avança direto à semifinal da canoa individual

admin

Deixe um comentário