Cidade Destaques Política Últimas Notícias

Petrópolis terá carteira digital para identificação estudantil

Uma iniciativa do presidente da Câmara Municipal, vereador Júnior Coruja, pode acabar com a dificuldade dos estudantes de Petrópolis de obter uma carteira de identificação que garanta os direitos previstos em lei, incluindo meia-entrada em cinemas e eventos culturais. A proposta, prevista em Projeto de Lei aprovado nesta quinta-feira em sessão plenária, é criar o documento em âmbito municipal, disponibilizando-o gratuitamente por meio de aplicativo.

Segundo o vereador, a carteira digital seguirá o modelo único nacional. “Esta carteira estudantil já foi distribuída gratuitamente, mas hoje, infelizmente, isso não acontece mais. A carteirinha de identificação é um direito do estudante e assegura inúmeros benefícios”, lembrou Júnior Coruja.

O projeto de Lei aprovado na Câmara prevê que o padrão, segurança, formas de autenticidade, validação e cadastro das instituições para fins de certificação digital serão definidos em regulamento próprio a ser definido pelo Poder Executivo.

“A solicitação pelo estudante menor de dezoito anos deverá conter a autorização do responsável legal e declaração de consentimento para o compartilhamento de dados cadastrais e pessoais. Isso vai permitir que o poder público monte um cadastro que poderá ser utilizado para a formulação, implementação, execução, validação e monitoramento de políticas públicas”, destalhou, lembrando que os dados, por força de lei, serão mantidos em sigilo.

O projeto de Lei, agora, seguirá para o Poder Executivo para sanção.

Related posts

Covid-19: voluntários atuam para suprir informações em Libras

admin

Mais de 1,5 milhão de beneficiários serão excluídos do Bolsa Família

admin

Conceição Evaristo abre Casa Escrevivência, espaço cultural no Rio

admin

Deixe um comentário